Com remuneração inicial de R$ 7,3 mil, oportunidades no concurso da Aeronáutica são destinadas a profissionais graduados em diversas áreas. Saiba como participar do processo seletivo
Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br Publicado em 10/07/2021, às 08h11
A Força Aérea Brasileira (FAB) encerra às 23h59 deste sábado (10) as inscrições para o concurso da Aeronáutica que preencherá ao menos 289 vagas temporárias para prestação do serviço militar voluntário em diversas regiões do País, com salário inicial de R$ 7.315.
Há oportunidades para profissionais com curso superior em administração, engenharia, análise de sistemas, arquitetura, arquivologia, biblioteconomia, biologia, teologia, ciências contábeis, economia, educação física, enfermagem, estatística, fisioterapia, fonoaudiologia, história, jornalismo, museologia, nutrição, pedagogia, psicologia, publicidade e propaganda, relações públicas, direito, serviço social, terapia ocupacional, zootecnia, farmácia, medicina, medicina veterinária, odontologia e magistério (artes plásticas, biologia, educação física, física, direito, educação religiosa, geografia, história, língua inglesa, filosofia, matemática, sistemas de informação, sociologia, química, relações internacionais, língua portuguesa, língua espanhola, administração, administração pública e estatística).
Também são ofertados postos para área de segurança e defesa. Neste caso, os candidatos devem ter realizado Curso de Formação de Oficiais da Reserva (CFOR) ministrado pelo Exército (nas armas de infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia e comunicações) há, no máximo, 12 anos.
Além do Distrito Federal, os editais disponibilizam vagas para servir em 17 estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.
As inscrições para o concurso da Aeronáutica são recebidas somente pela internet, mediante a realização de cadastro no site www.convocacaotemporarios.fab.mil.br. Não há cobrança de taxa de participação.
O processo seletivo é organizado pela Diretoria de Administração do Pessoal (Dirap). Em caso de dúvidas, os participantes podem obter mais informações com o órgão por meio do e-mail ouvidoria.dirap@fab.mil.br.
Os candidatos passarão pelas seguintes etapas: entrega e validação de documentos, análise curricular, inspeção de saúde, avaliação psicológica e teste físico. O estágio está previsto para começar em 22 de novembro.
De acordo com os editais, os aprovados inicialmente prestarão serviço por um ano. O vínculo poderá ser sucessivamente prorrogado por períodos de 12 meses, até o limite de 96 meses – desde que a idade do militar não exceda 45 anos.
+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo seletivo na página do concurso da Aeronáutica
concursos autorizados concursos abertos concursos 2024 provas anteriores