O concurso da Aeronáutica tem ofertas para candidatos de ambos os sexos, com ensino médio e, no máximo, 25 anos. Saiba como participar
Patricia Lavezzo Publicado em 19/09/2022, às 10h24 - Atualizado às 11h01
Boa notícia para quem deseja participar do concurso da Aeronáutica de admissão ao ITA 2023: as inscrições serão reabertas. O edital foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, dia 19 de setembro.
As inscrições serão reabertas entre os dias 19 e 27 de setembro de 2022 e deverão ser realizadas no endereço eletrônico do próprio órgão, que é http://www.vestibular.ita.br. O valor da taxa de participação é de R$ 195.
De acordo com o documento, a reabertura se deve a retificação do item 5.2.1.2: “a Inspeção de Saúde, na conformidade com a Lei nº 12.464/2011, é obrigatória para todos os candidatos convocados e tem caráter eliminatório”.
O candidato já inscrito no período de 1º de junho a 22 de julho de 2022 poderá solicitar a alteração da escolha pelo tipo de vaga (optante ou não optante ao QOEng), por meio de requerimento (descrito no anexo G do edital) e enviado ao correio eletrônico vestita@ita.br, até o dia 27 de setembro. A comunicação do deferimento será realizada ao candidato via correio eletrônico até o dia 30 de setembro.
O ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica faz parte do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos/SP, a apenas 85 km de distância de São Paulo e 320 km do Rio de Janeiro.
O concurso da Aeronáutica de admissão ao ITA 2023 oferece 150 vagas. As inscrições haviam sido encerradas no dia 22 de julho, agora, com a reabertura do prazo, elas seguem abertas até o dia 27 de setembro.
Do total de ofertas, 36 são para optantes à carreira militar, destinadas exclusivamente aqueles candidatos que tenham interesse em ingressar no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng) da Ativa da Força Aérea Brasileira, sendo 29 vagas destinadas à ampla concorrência e sete para candidatos autodeclarados negros.
As outras 114 vagas são para não-optantes à carreira militar, destinadas aos candidatos que não tenham interesse em ingressar no Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa da Força Aérea Brasileira, mas ingressando no Quadro de Engenheiros da Reserva da Aeronáutica, sendo 91 vagas destinadas à ampla concorrência e 23 para os candidatos autodeclarados negros.
Interessados devem possuir diploma de conclusão de curso de nível médio e ter, no máximo, 25 anos de idade até o dia 31 de dezembro do ano da matrícula. O 1º tenente recebe a remuneração de R$ 8.245.
As oportunidades para admissão no curso fundamental do ITA estão distribuídas da seguinte forma:
Todos os inscritos no concurso da Aeronáutica serão avaliados por meio de provas escritas, de caráter eliminatório; e exame médico, de caráter eliminatório.
As provas escritas estão estruturadas em duas fases, especificadas a seguir:
As provas serão aplicadas nas datas previstas de 16 de outubro (1ª fase) e 8 e 9 de novembro (2ª fase), em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser publicado em momento oportuno.
O Curso de Graduação em Engenharia do ITA terá duração de cinco anos, sendo composto pelos cursos fundamental e profissional.
O curso fundamental será ministrado nos dois primeiros anos do curso de graduação em engenharia, destinado ao ensino dos conhecimentos básicos gerais de engenharia, enquanto o curso profissional será ministrado nos três últimos anos do curso de graduação, constituindo-se de matérias que caracterizam uma especialização profissional.
O candidato terá a possibilidade de escolha de especialidade, no ato da matrícula no 1º ano do curso profissional, atendido o número de vagas disponibilizadas por especialidade.
Ressaltando que os candidatos civis e que não são oficiais ou Aspirantes-a-Oficial da Reserva das Forças Armadas, classificados nas vagas abertas, serão, compulsoriamente, matriculados no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica, de São José dos Campos (CPORAER-SJ), concomitantemente com sua matrícula no ITA.
A matrícula no 1º ano do curso profissional do ITA, para os alunos civis que não forem Oficiais ou Aspirantes-a-Oficial da Reserva das Forças Armadas, somente será feita após o término, com aproveitamento, do curso do CPORAER-SJ.
Ao concluir o curso, com aproveitamento, o candidato será incluído no Quadro de Oficiais Engenheiros do Corpo de Oficiais da Aeronáutica, da Ativa (QOEng), no Posto de 1º Tenente.
+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso da Aeronáutica.
concursos publicos concursos abertos concursos federais provas anteriores