A prova objetiva para escrivão e investigador do concurso da PC SP (Polícia Civil de São Paulo) ocorreu no último domingo (26). Caso está sendo apurado
Patricia Lavezzo Publicado em 27/11/2023, às 13h35
O concurso da PC SP (Polícia Civil de São Paulo) sofreu tentativa de fraude no último domingo (26). Durante a aplicação da prova objetiva para os cargos de escrivão e investigador, uma mulher foi flagrada com ponto eletrônico, câmera e receptor escondidos no sutiã, casaco e calça, segundo informações do G1.
A candidata prestava a prova no Bairro da Barra Funda, Zona Oeste da cidade de São Paulo, e o seu comportamento chamou a atenção dos fiscais do concurso público. Primeiramente, foi solicitado que a candidata retirasse o casaco e, após recusa, a coordenação foi chamada e passou detector de metais em sua roupa, que acusou os equipamentos eletrônicos.
A candidata foi detida pela polícia e indiciada por fraude e associação criminosa. Ela é filha de um investigador em São Paulo. Ainda será apurado se outras pessoas estão envolvidas no crime.
O concurso da PC SP é organizado pela Fundação Vunesp. Além da prova para escrivão e investigador, ainda será aplicada prova objetiva para as carreiras de delegado, perito criminal e médico legista no dia 3 de dezembro. As demais fases incluem:
O concurso da Polícia Civil de São Paulo oferece 3.500 vagas em todo o estado. Há opções para escrivão (1.333 postos), investigador (1.250), delegado (552), perito criminal (249) e médico legista (116). Veja os salários a seguir:
As carreiras de escrivão e investigador podem ser disputadas por profissionais graduados em qualquer área. No caso de delegado, a corporação requer ensino superior em direito. Para médico legista, a exigência é de formação em medicina. Já para perito criminal, serão aceitos diplomas de nível superior em várias áreas.
+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo seletivo, como atribuições e conteúdo programático, na página do concurso da PC SP.
concursos publicos concursos abertos concursos sp (são paulo) provas anterioresA Polícia Civil do Estado de São Paulo (PC SP) é a Polícia Judiciária do estado de São Paulo, órgão do sistema de segurança pública ao qual compete, ressalvada a competência específica da União, as atividades de polícia judiciária e de apuração (investigação) das infrações penais, exceto as de natureza militar. Está subordinada ao Governador do Estado, integra a estrutura da Secretaria da Segurança Pública e é dirigida pelo Delegado Geral de Polícia.
Os concursos da corporação são coordenados pela Academia de Polícia "Dr. Coriolano Nogueira Cobra", conhecida como Acadepol, que é o órgão/escola de nível departamental da Polícia Civil do Estado de São Paulo, responsável pelo recrutamento e treinamento de novos policiais civis, aperfeiçoamento dos servidores na ativa, com cursos de capacitação e uso de armas, bem como atendimento ao público em geral.
Além do recrutamento e treinamento de policiais civis, a Acadepol-SP também é responsável pela formação e treinamento dos policiais civis que prestam serviço na Superintendência de Polícia Técnico-Científica de São Paulo (Polícia Científica), além de ministrar anualmente o Curso Superior de Polícia, destinado a promover Delegados de Polícia, e Oficiais da Polícia Militar para a última graduação de suas respectivas carreiras.
Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.