O último concurso da PC SP (Polícia Civil do Estado de São Paulo) ocorreu em 2023 e contou com ofertas apenas para cargos de ensino superior
Patricia Lavezzo Publicado em 25/03/2025, às 11h21
O SINDPESP (Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo) divulgou dado alarmante do déficit de 36% de profissionais na Polícia Civil do Estado de São Paulo (PC SP). A informação foi passada nas redes sociais do Sindicato no dia 24 de março. Lembrando que o último concurso da PC SP ocorreu em 2023 e contou com 3.500 vagas para nível superior.
Segundo o último levantamento de janeiro de 2025, a PC SP enfrenta um déficit de 15.057 profissionais. O Sindicato afirmou que esse número só tende a crescer, já que reter talentos torna-se um desafio pela falta de valorização profissional e democratização da classe.
Com a diminuição do efetivo, os policiais em atividade enfrentam uma sobrecarga crescente. “A classe exige contratações urgentes e reajuste salarial digno para reverter essa crise e garantir um serviço público de qualidade. Sem a devida valorização, o déficit continuará a se agravar”, disse o Sindicato.
+ 🌎 Confira a lista de todos os concursos previstos em São Paulo
O defasômetro de janeiro de 2025 aponta 15.057 cargos vagos, especificados a seguir:
Vale lembrar que em outubro de 2023 o delegado-geral da Corporação, Arthur Dian, por meio de publicação nas redes sociais, havia afirmado que o próximo concurso público da PC SP estava em estudo para cargos com exigência de ensino médio.
O último concurso da PC SP ocorreu em 2023 e contou com 3.500 vagas para cargos de ensino superior. A banca organizadora foi a Fundação Vunesp.
Veja, a seguir, como foi a distribuição das vagas por cargos e respectivos salário:
O concurso público contou com cinco etapas:
+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital na página do concurso da PC SP.
concursos publicos concursos 2025 concursos sp (são paulo) provas anterioresA Polícia Civil do Estado de São Paulo (PC SP) é a Polícia Judiciária do estado de São Paulo, órgão do sistema de segurança pública ao qual compete, ressalvada a competência específica da União, as atividades de polícia judiciária e de apuração (investigação) das infrações penais, exceto as de natureza militar. Está subordinada ao Governador do Estado, integra a estrutura da Secretaria da Segurança Pública e é dirigida pelo Delegado Geral de Polícia.
Os concursos da corporação são coordenados pela Academia de Polícia "Dr. Coriolano Nogueira Cobra", conhecida como Acadepol, que é o órgão/escola de nível departamental da Polícia Civil do Estado de São Paulo, responsável pelo recrutamento e treinamento de novos policiais civis, aperfeiçoamento dos servidores na ativa, com cursos de capacitação e uso de armas, bem como atendimento ao público em geral.
Além do recrutamento e treinamento de policiais civis, a Acadepol-SP também é responsável pela formação e treinamento dos policiais civis que prestam serviço na Superintendência de Polícia Técnico-Científica de São Paulo (Polícia Científica), além de ministrar anualmente o Curso Superior de Polícia, destinado a promover Delegados de Polícia, e Oficiais da Polícia Militar para a última graduação de suas respectivas carreiras.