Concurso da PC TO: aprovada Lei que cria cargo de oficial investigador

Próximo concurso da PC TO (Polícia Civil do Tocantins) contará com ofertas para oficial investigador de polícia, que é a junção das funções de agente de polícia e escrivão

Patricia Lavezzo   Publicado em 28/03/2025, às 13h15 - Atualizado às 13h32

Crédito: Washington Luiz/Governo do Tocantins

Cresce a expectativa por um novo concurso da PC TO (Polícia Civil do Tocantins). No último dia 25 de março foi aprovado o Projeto de Lei do Governo 01/25 na Assembleia Legislativa do Tocantins (ALETO). A Lei transforma os cargos de agente de polícia e escrivão em oficial investigador de polícia.

“A transformação desses cargos é um passo importante para melhorar a eficiência na investigação de crimes e, consequentemente, proporcionar mais segurança para a população do Tocantins, além disso, estamos atendendo à Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil, e como consequência, agilizaremos os processos para realização do concurso público da Polícia Civil”, afirmou o deputado Moisemar Marinho.

O concurso da PC TO oferecerá 452 vagas, sendo 381 para o preenchimento imediato e 71 para formar cadastro reserva (CR), da seguinte forma:

+ 🌎 Confira a lista de todos os concursos previstos no Tocantins

Para concorrer ao cargo de agente é exigida formação superior em qualquer área e carteira de habilitação. Para delegado, superior em direito e CNH. Para agente de necrotomia, as formações ainda serão confirmadas. Para escrivão, superior em qualquer área, curso técnico de informática e CNH. Para perito, formação específica na respectiva área e CNH. Por fim, para papiloscopista, formação em qualquer área e CNH.

As remunerações, atualizadas, são as seguintes:

Saiba como foi a última seleção

O último concurso da PC TO, realizado em 2017, foi um dos maiores já promovidos pelo estado. Foram oferecidas 515 vagas no total, incluindo vagas imediatas e cadastro de reserva, distribuídas entre diferentes cargos, como delegado, agente de polícia, escrivão e papiloscopista. Todas as oportunidades exigiam nível superior como requisito básico.

A banca organizadora responsável pela realização do certame foi a Fundação Aroeira, que cuidou das etapas do concurso, incluindo a elaboração das provas e organização do processo seletivo.

A distribuição das oportunidades pelos cargos ocorreu da seguinte forma:

A seleção contou com as seguintes etapas:

  1. prova objetiva;
  2. prova discursiva;
  3. exames médicos e psicológicos;
  4. teste de aptidão física;
  5. análise de títulos; e
  6. curso de formação.

+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso da PC TO.

concursos publicos concursos 2025 concursos to (tocantins) provas anteriores