Concurso da PM SP: após cancelamento, nova convocação para provas é divulgada

Avaliações objetiva e dissertativa do concurso da PM SP (Polícia Militar de São Paulo) foram remarcadas para 24 de março. Haverá aplicação em 51 cidades espalhadas por 14 estados e o Distrito Federal

Samuel Peressin   Publicado em 04/03/2024, às 14h02 - Atualizado às 14h07

Foto: Divulgação

Os inscritos no concurso da PM SP (Polícia Militar de São Paulo) com 2.700 vagas de soldado já podem conferir os locais onde farão as provas da primeira fase, remarcadas para 24 de março. A consulta deve ser realizada por este link, inserindo CPF ou e-mail.

A nova convocação para os exames foi divulgada nesta segunda-feira (4), no Diário Oficial do Estado. Originalmente, as avaliações objetiva e dissertativa ocorreriam em 4 de fevereiro, mas acabaram canceladas.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

Em comunicado, a PM atribuiu a anulação a "inconsistências dos locais de aplicação dos exames no município do Rio de Janeiro". Ao todo, o edital prevê a realização das provas em 51 cidades espalhadas por 14 estados e o Distrito Federal (veja a lista mais abaixo).

À época, candidatos usaram as redes sociais para narrar problemas variados. Segundo os relatos, em alguns locais, mesmo com atraso, os exames chegaram a ser iniciados, mas foram interrompidos pelos fiscais antes do horário previsto.

#VUNESP #PROVAPM
AGUARDANDO UMA EXPLICAÇÃO COERENTE DO MOTIVO DE TEREM CANCELADO E TIRADO A PROVA DOS CANDIDATOS A PM SP, PRÓXIMO AO TÉRMINO DA MESMA.
RIDÍCULO E MUITO DESRESPEITOSO

— Nany Garrido (@NGarrido_) February 4, 2024

Prova da PM de SP BANCA totalmente desorganizada. Alteraram o local da prova e não avisaram os fiscais kkkkkkkkkkk

— Fabrício Cícero (@FabrcioCcero1) February 4, 2024

Candidatos ao CONCURSO PÚBLICO da POLÍCIA MILITAR/SP - Soldado PM 2ª Classe, foram lesados nessa tarde, onde pagaram pela inscrição,compareceram ao local indicado pelo edital: R Assembleia, 10 e NÃO HOUVE PROVA nem justificativa.
#vunesp #BDRJ #RJ1 #RJ2 https://t.co/5DlMHUqdUO

— Vαท૯ઽઽ¡ทнα (@Rj_vanessinha_) February 4, 2024

Etapas do concurso da PM SP para soldado

Com duração de cinco horas, as provas cobrarão a resolução de 60 questões de múltipla escolha, além da elaborarão de uma redação com até 30 linhas. O conteúdo programático engloba:

Além das provas escritas, a seleção inclui: exames de aptidão física; exames de saúde; exames psicológicos; avaliação da conduta social, da reputação e da idoneidade; e análise de documentos.

+ 🌎 Veja a lista de todos os concursos abertos em SP

O processo seletivo é organizado pela Fundação Vunesp. Em caso de dúvidas, a banca pode ser contatada pelo telefone (11) 3874-6300. A central de atendimento funciona de segunda-feira a sábado, das 8h às 18h.

Com salário de R$ 4.852,21, a carreira de soldado pode ser disputada por quem possui ensino médio, idade entre 17 e 30 anos, altura mínima de 1,55m (mulheres) ou 1,60m (homens) e CNH (Carteira Nacional de Habilitação) entre as categorias "B" e "E".

Cidades de aplicação das provas 

+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo seletivo, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso da PM SP

+++ Esta é uma notícia útil sobretudo para quem vive em São Paulo. Confira outras publicações relevantes sobre o estado clicando aqui

PM SP
concursos abertos concursos 2024 concursos sp (são paulo) provas anteriores

Sobre PM SP - Polícia Militar de São Paulo

A Polícia Militar de São Paulo (PM SP) tem em sua função prioritária a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública no Estado de SP. Para fins de organização é uma força auxiliar e reserva do Exército Brasileiro, assim como os demais órgaos de segurança pública do Estado e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social brasileiro e está subordinada ao Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP).

Em 15 de dezembro de 1831, por lei da Assembleia Provincial, foi criado o Corpo de Guardas Municipais Permanentes, composto de cem praças a pé, e trinta praças a cavalo, em atendimento ao decreto Imperial baixado pelo Regente Feijó. A Polícia Militar, assim como o Corpo de Bombeiros, a Guarda Nacional, a Marinha e Exército Fixo, faziam parte da Força Pública do Estado de São Paulo. Seus integrantes são denominados militares estaduais (artigo 42 da CRFB), assim como os membros do Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo (CB PMESP). Atualmente, em efetivo, é a maior polícia do Brasil e a terceira maior Instituição Militar da América Latina, contando com aproximadamente 100.000 policiais.

Sobre Vunesp

Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o  vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.