Concurso da PM SP terá provas em 14 estados e no DF; inscrições abertas

Avalições objetiva e dissertativa do concurso da PM SP (Polícia Militar de São Paulo) ocorrerão em 51 municípios espalhados por todas as regiões do Brasil. Estão em disputa 2.700 vagas para soldado

Samuel Peressin   Publicado em 25/11/2024, às 12h04 - Atualizado às 12h11

Foto: Divulgação

O novo concurso da PM SP (Polícia Militar de São Paulo) para soldado já está com inscrições abertas. Para preencher as 2.700 vagas em disputa, a corporação aplicará as provas da primeira fase em todas as regiões do país.

Marcadas para 16 de fevereiro de 2025, as avaliações objetiva e dissertativa ocorrerão em 51 cidades: 37 ficam no território paulista, enquanto 14 estão espalhadas por outros 13 estados e o Distrito Federal (veja a lista completa mais abaixo). 

Realizadas simultaneamente, as provas cobrarão a resolução de 60 questões de múltipla escolha, além da elaboração de uma redação com até 30 linhas. Os candidatos terão cinco horas para concluir os testes.

Municípios de aplicação das provas 📝

Como se inscrever no concurso da PM SP

Com salário de R$ 4.852,21, a carreira de soldado pode ser disputada por quem possui ensino médio, idade entre 17 e 30 anos, altura mínima de 1,55m (mulheres) ou 1,60m (homens) e CNH (Carteira Nacional de Habilitação) entre as categorias "B" e "E".

+ 🌎 Fique por dentro de todos os concursos abertos em SP

Iniciadas em 22 de novembro, as inscrições serão recebidas até 22 de dezembro, exclusivamente pelo site www.conhecimento.fgv.br. A taxa de participação foi fixada em R$ 85.

O certame é organizado pela FGV (Fundação Getulio Vargas). Em caso de dúvidas, a banca atende pelo telefone 0800 283 4628, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, além do e-mail pmespsoldado25@fgv.br.

+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso da PM SP

PM SP
concursos autorizados concursos 2024 concursos sp (são paulo) provas anteriores

Sobre PM SP - Polícia Militar de São Paulo

A Polícia Militar de São Paulo (PM SP) tem em sua função prioritária a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública no Estado de SP. Para fins de organização é uma força auxiliar e reserva do Exército Brasileiro, assim como os demais órgaos de segurança pública do Estado e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social brasileiro e está subordinada ao Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP).

Em 15 de dezembro de 1831, por lei da Assembleia Provincial, foi criado o Corpo de Guardas Municipais Permanentes, composto de cem praças a pé, e trinta praças a cavalo, em atendimento ao decreto Imperial baixado pelo Regente Feijó. A Polícia Militar, assim como o Corpo de Bombeiros, a Guarda Nacional, a Marinha e Exército Fixo, faziam parte da Força Pública do Estado de São Paulo. Seus integrantes são denominados militares estaduais (artigo 42 da CRFB), assim como os membros do Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo (CB PMESP). Atualmente, em efetivo, é a maior polícia do Brasil e a terceira maior Instituição Militar da América Latina, contando com aproximadamente 100.000 policiais.