O concurso da SAP SP (Secretaria Estadual de Administração Penitenciária de São Paulo), cancelado em 2023, deverá ser retomado após regularização da carreira
Patricia Lavezzo Publicado em 20/05/2024, às 11h10 - Atualizado às 11h26
O Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 30 que institui a Lei Orgânica e o Estatuto dos Servidores da Polícia Penal do Estado de São Paulo foi enviado à Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) no último dia 17 de maio e publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda, dia 20 de maio. O concurso da SAP SP (Secretaria Estadual de Administração Penitenciária de São Paulo), cancelado em 2023, deverá ser retomado após regularização da carreira de policial penal.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
Vale ressaltar que o PLC nº 30 é de autoria do deputado Reis (PT) e apresenta vício de iniciativa, já que propostas de projetos de lei que regulamentam carreiras devem ser encaminhadas pelo Poder Executivo.
No texto do PLC nº 30, os atuais cargos de agente de segurança penitenciária e agente de escolta e vigilância penitenciária serão transformados no cargo único de policial penal, provido em caráter efetivo, por nomeação, sempre na Classe I, através de concurso público, realizado em quatro fases eliminatórias:
A carreira de policial penal, segundo texto do PLC nº 30, será composta por sete classes, identificadas por algarismos romanos de I a VII, hierarquicamente escalonadas de acordo com o tempo de serviço e a complexidade das atribuições, responsabilidade e experiência profissional requeridos. O efetivo da Polícia Penal do Estado de São Paulo fica fixado conforme tabela abaixo:
Ainda, de acordo com a PLC nº 30, para ingressar na carreira de policial penal, os candidatos deverão possuir os seguintes requisitos:
A remuneração do policial penal será por subsídio, fixado em parcela única, nos valores disposto na tabela abaixo:
Por falta de regulação da carreira, o último concurso da SAP SP, divulgado em julho de 2023, foi cancelado. A oferta era de 1.100 vagas para o cargo de agente de segurança – 1.050 eram para homens e 50 para mulheres. A banca organizadora seria a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Concurso da SAP SP: suspenso contrato com banca organizadora
A expectativa é de que o edital seja novamente publicado no decorrer dos próximos meses, após a aprovação do projeto de lei, já como a carreira de policial penal.
+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso da SAP SP.
concursos publicos concursos abertos concursos sp (são paulo) provas anteriores