Avaliação objetiva do concurso da Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência) está marcada para 1º de outubro, em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, João Pessoa, Natal, Fortaleza e Florianópolis
Samuel Peressin Publicado em 21/09/2023, às 11h17 - Atualizado às 11h42
A prova objetiva do concurso da Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência), marcada para 1º de outubro, corre o risco de não ser aplicada na data originalmente prevista.
Em ação movida na Justiça Federal em Alagoas, o MPF (Ministério Público Federal) pede que a avaliação ocorra em todos os 26 estados e no Distrito Federal, e não apenas nas sete cidades onde há vagas disponíveis:
📺 @MPF_PGR quer que provas de concurso da Dataprev sejam realizadas em todo o país. Em ação cível, o MPF pede suspensão das provas previstas para o dia 1º de outubro e a reabertura do prazo de inscrição.
— Rádio e TV Justiça (@RadioeTVJustica) September 20, 2023
📡 #TVJustica pic.twitter.com/E9QfZaqBo2
Além disso, o MPF quer que as inscrições sejam reabertas e que os candidatos já inscritos possam alterar o município escolhido para realização do exame — implicando readequação de todo o cronograma.
De autoria do procurador regional dos Direitos do Cidadão em Alagoas, Bruno Lamenha, a ação também solicita à Justiça, caso o pedido de liminar seja indeferido, a suspensão de todas as etapas do certame até o julgamento do processo.
Em agosto, antes de entrar com a ação civil pública, o MPF já havia recomendado à estatal que a aplicação da prova ocorresse em todo o Brasil, a fim de garantir "igualdade de condições" entre os candidatos.
Procurados pelo JC Concursos, o Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), banca que organiza o certame, e a Dataprev não se manifestaram até a última atualização desta reportagem.
A consulta aos locais de realização da avaliação será liberada nesta sexta-feira (22). O exame cobrará a resolução de 120 questões do tipo "certo" ou "errado" em, no máximo, três horas e meia. As perguntas abordarão conteúdos sobre:
Em caso de dúvidas, além da página de acompanhamento disponível no site do Cebraspe, os candidatos têm à disposição outros dois canais de comunicação com a banca: telefone (61) 3448-0100 e e-mail sac@cebraspe.org.br.
Com inscrições recebidas entre 31 de julho e 18 de agosto, o processo seletivo oferece 2.487 vagas, das quais 222 para contratação imediata e 2.265 para formação de CR (cadastro reserva).
Voltadas a profissionais de níveis técnico e superior de ensino (veja as opções mais abaixo), as carreiras têm salários que variam de R$ 3.713,12 a R$ 8.747,61, além de diversos benefícios, entre eles:
Há chances para trabalhar em todas as unidades da empresa, localizadas em Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), João Pessoa (PB), Natal (RN), Fortaleza (CE) e Florianópolis (SC).
As oportunidades com exigência de nível técnico são para técnico de segurança do trabalho (1 posto para contratação imediata + 10 CR) e auxiliar de enfermagem do trabalho (10 CR).
Curso superior é requisito para engenheiro de segurança do trabalho (1 + 13 CR), médico do trabalho (1 + 13 CR), analista de processamento (2 + 30 CR) e analista de tecnologia da informação nos seguintes perfis:
Publicação do edital: 28 de julho
Inscrições: de 31 de julho a 18 de agosto
Solicitação de isenção da taxa de inscrição: de 31 de julho a 18 de agosto
Pagamento da taxa de inscrição: até 1º de setembro
Aplicação da prova: 1º de outubro
Divulgação do resultado final: 29 de novembro
+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo seletivo, como atribuições e conteúdo programático, na página do concurso da Dataprev
concursos autorizados concursos abertos concursos 2024 provas anteriores