O primeiro concurso Detran AM (Departamento de Trânsito do Estado do Amazonas) foi autorizado pelo governador Wilson Lima
Patricia Lavezzo Publicado em 12/07/2021, às 08h00
Foi autorizado o primeiro concurso Detran AM (Departamento de Trânsito do Estado do Amazonas). A autorização foi dada pelo governador Wilson Lima no último dia 8 de julho, durante o lançamento do programa Amazonas Mais Seguro.
Ao todo, o governador autorizou 2.525 vagas, que serão distribuídas entre os órgãos de segurança do Estado do Amazonas e o Detran.
“Na semana que vem (12 de julho), quando eu assinar a criação das comissões, iremos dar os detalhes de quantas vagas serão para cada força, para Polícia Militar, Polícia Civil, Detran, Corpo de Bombeiros, para a própria Secretaria de Administração Penitenciária”, disse o governador.
Hoje, o Detran preenche os cargos vagos com celetistas, temporários e estagiários, sendo este o primeiro concurso público para efetivos. Inclusive, o Ministério Público do Amazonas já havia determinado a realização do certame em 2017.
De acordo com o MP AM, o órgão que possui 320 servidores celetistas, com salários que variam entre R$ 1 mil e R$ 23,3 mil, nunca realizou concurso, segundo informações contidas no inquérito civil.
Para o MP, a realização de concurso público torna a contratação de servidores mais transparente. “À parte qualquer digressão de âmbito conceitual, as diferentes formas de emanação do Direito são uníssonas e taxativas quanto à necessidade e aos benefícios decorrentes da realização de concurso público para a seleção de pessoal, na medida em que tal preceito contribui, consideravelmente, com a verificação dos vetores gerais e constitucionalmente expressos de: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”, diz a ação.
concursos publicos concursos am (amazonas) concursos 2023