Concurso Detran SP: autarquia faz força-tarefa para convocar aprovados a tempo

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo anunciou que, finalmente, vai convocar os aprovados no concurso Detran SP de 2019, cujo prazo de validade vence dia 20 de dezembro

Mylena Lira   Publicado em 19/12/2023, às 09h13

Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) emitiu um comunicado na última sexta-feira (15) revelando que, finalmente, convocará os aprovados no processo seletivo realizado em 2019, cujo prazo para o chamamento encerraria nesta quarta-feira, 20 de dezembro de 2023. O concurso Detran SP ofertou 400 vagas ao todo.

Diante da iminência do término do prazo, o Detran-SP agora atua em regime de força-tarefa para agilizar a nomeação dos novos servidores até amanhã, promovendo a ocupação de 200 vagas no cargo de Agente Estadual de Trânsito (nível superior) e 200 no de Oficial Estadual de Trânsito (médio).

Os candidatos aprovados serão intimados a apresentar, por meio do sistema SEI, os documentos necessários para a posse em seus cargos. Aqueles que eventualmente não desejarem assumir as posições deverão formalizar o requerimento de desistência, quando for o caso.

No total, mais de 150 mil se inscreveram no certame de 2019 e 2.094 candidatos obtiveram aprovação para o cargo de agente, incluindo 41 candidatos com deficiência. O salário inicial para o posto previsto no edital, na época, era de R$ 4.657,50.

Para o cargo de oficial, foram aprovados 842 candidatos, sendo 5 com deficiência. Já a remuneração da carreira era de R$ 1.863,00. A convocação respeitará a ordem de classificação no concurso público, considerando eventuais desistências, até o preenchimento total das vagas disponíveis. 

+Confira a lista completa de concursos públicos abertos em São Paulo

Atribuições dos Agentes e Oficiais

Os profissionais aprovados no último concurso Detran SP desempenharão papéis cruciais nas operações do órgão, contribuindo para a otimização das capacidades de fiscalização, organização e gestão do trânsito, segundo o Governo de São Paulo.

Os Agentes de Trânsito concentrarão suas atividades, seguindo as diretrizes de Integridade, Transparência e Melhora Contínua do Atendimento, na:

Já os Oficiais de Trânsito serão alocados para prestar suporte administrativo ao processamento das atividades operacionais, contribuindo para a aceleração da hiperautomatização dos processos, a tomada de decisões baseada em evidências e a transformação digital dos serviços à sociedade.

A convocação desses novos servidores não apenas supre as necessidades operacionais imediatas do Detran SP, mas também vai permitir ampliar a abordagem proativa na promoção da segurança viária e na eficiência dos serviços prestados.

O diretor-presidente da autarquia, Eduardo Aggio, afirma: "O provimento dessas vagas é um passo concreto em direção à modernização, inovação e atendimento ao público com padrões elevados." Com isso, a expectativa é de que a convocação impulsione a modernização, a inovação e o aprimoramento do atendimento ao público, consolidando o compromisso do órgão com a excelência.

+Piso salarial da enfermagem do setor privado: STF permite salário menor

Saiba como foi a prova do concurso Detran SP

A prova objetiva e a redação foram aplicadas em 7 de julho de 2019, pela Fundação Carlos Chagas (FCC) . A primeira foi composta por 60 questões de múltipla escolha sobre:

+++Acompanhe o andamento do processo seletivo na página do concurso Detran SP.

concursos publicos concursos 2024 concursos sp (são paulo)

Sobre Detran SP - Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran SP) é uma autarquia do Governo do Estado vinculada à Secretaria de Governo. Trata-se do maior órgão executivo de trânsito da América Latina, com atendimento nos 645 municípios paulistas, onde estão registrados 24 milhões de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 30 milhões de veículos.

O Detran SP é responsável por planejar, coordenar, executar e controlar os serviços relacionados a documentação de veículos e habilitação de motoristas, além de promover ações de educação e segurança no trânsito, gerir o processo de formação, aperfeiçoamento, reciclagem, suspensão e cassação dos condutores e fiscalização de infrações específicas.

Sobre FCC - Fundação Carlos Chagas

Instituição de direito privado e sem fins lucrativos, a Fundação Carlos Chagas (FCC) concentra suas atividades em duas grandes áreas: pesquisa/educação e organização de concursos/processos seletivos. A banca pode ser contatada pelo telefone (11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.