Concurso DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) é para cargos de nível superior, com iniciais até R$ 14,7 mil
Fernando Cezar Alves Publicado em 24/10/2023, às 01h11
O edital do novo concurso DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) já pode ser divulgado. Acontece que o último entrave para o início da seleção foi superado nesta terça-feira, 24 de outubro, com a publicação, no diário oficial da União, do extrato de contrato com a banca organizadora, que será a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O nome da empresa já havia sido anunciado no início do mês. O prazo limite para a publicação do edital é 13 de dezembro. Porém, uma vez assinado o contrato, a tendência é de que a liberação ocorra já nos próximos dias.
De acordo com o documento publicado pelo DNIT, a assinatura ocorreu no último dia 23 de outubro, com validade até 14 de abril de 2025, prazo necessário para a realização de todos os procedimentos do certame, incluindo a publicação do edital, recebimento de inscrições, aplicação de provas e divulgação dos resultados.
Ao todo, o concurso Dnit contará com uma oferta de 100 vagas, para dois cargos de nível superior, distribuídas da seguinte forma:
Para analista administrativo, a seleção deve abranger três áreas:
Para analista em infraestrutura, as oportunidades serão para a área de engenharia civil
Para os analisatas da área administrativa, de acordo com informações mais atualizadas, o inicial deve ser de R$ 11.806,58, enquanto para a área de infraestrutura, de R$ 14.764,06.
Os aprovados também contarão com auxílio-alimentação de R$ 658.
De acordo com a autorização, a aplicação das provas deve ocorrer dois meses após a publicação do edital.
Analista administrativo
Analista de infraestrutura de transportes
De acordo com o projeto básico da seleção, o certame contará com as seguintes etapas:
A parte objetiva contará com temas sobre:
A parte dissertativa contará com uma peça técnica sobre conhecimentos específicos.
Além disso, os aprovados serão submetidos a um curso de formação.
DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE
T R A N S P O R T ES
EXTRATO DE CONTRATO Nº 603/2023 - UASG 393003
Nº Processo: 50600.032503/2023-58.
Dispensa Nº 108/2023. Contratante: DEPART.NAC.INFRA ESTRUTURA TRANSPORT ES . .
Contratado: 33.641.663/0001-44 - FUNDACAO GETULIO VARGAS. Objeto: Contratação
de prestação de serviços técnicos especializados destinados à realização do concurso
público para provimento de 100 (cem) cargos no quadro de pessoal do departamento
nacional de infraestrutura de transportes (dnit), sendo 50 (cinquenta) cargos de
analista administrativo e 50 (cinquenta) de analista em infraestrutura de transportes.
gestora: fernanda gimenez machado fáe, diretora de administração e finanças
substituta..
Fundamento Legal: LEI 14.133/2021 - Artigo: 75 - Inciso: XV. Vigência: 23/10/2023 a
14/04/2025. Valor Total: R$ 2.028.000,00. Data de Assinatura: 23/10/2023.
(COMPRASNET 4.0 - 23/10/2023).
O último concurso Dnit ocorreu em 2012, quando foram oferecidas 1.200 vagas espalhadas por todas as regiões do país. Na ocasião, a banca organizadora foi a Esaf. Os salários oferecidos ficaram entre R$ 2.507,30 a R$ 7.815,81.
As oportunidades foram para ensino médio, técnico e superior. No caso de ensino médio, as opções foram as seguintes:
Para ensino médio com formação técnica:
Por fim, para nível superior, a seleção foi para analista administrativo e analista em infraestrutura e transporte nas seguintes áreas de atuação:
Para analista administrativo, as opções foram para as seguintes áreas:
concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é uma autarquia federal criada pela lei 10.233, de 5 de junho de 2001. A legislação reestruturou o sistema de transportes rodoviário, aquaviário e ferroviário do Brasil, extinguindo o antigo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER). A sede do DNIT é em Brasília, no Distrito Federal, e, atualmente, possui 23 unidades administrativas regionais – as superintendências. A autarquia tem por objetivo implementar a política de infraestrutura do Sistema Federal de Viação, compreendendo sua operação, manutenção, restauração ou reposição, adequação de capacidade e ampliação mediante construção de novas vias e terminais. Os recursos para a execução das obras são da União. Ou seja, o órgão é gestor e executor, sob a jurisdição do Ministério dos Transportes, das vias navegáveis, ferrovias e rodovias federais, instalações de vias de transbordo e de interface intermodal e instalações portuárias fluviais e lacustres.