Concurso DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) é para cargos de nível superior, com iniciais de R$ 7,5 mil
Fernando Cezar Alves Publicado em 25/09/2023, às 11h13
O concurso Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), autorizado pela ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, em 16 de junho, não deve fazer parte do Concurso Nacional Unificado, de acordo com as últimas informações divulgadas pelo órgão. No momento, o processo já está em fase de escolha da banca organizadora, desde agosto. A publicação do edital de abertura de inscrições está prevista para ocorrer até 13 de dezembro.
Ao todo, o concurso Dnit contará com uma oferta de 100 vagas, para dois cargos de nível superior, distribuídas da seguinte forma:
Para os dois cargos a remuneração inicial oferecida pelo Dnit é de R$ 7.507,49
De acordo com a autorização, a aplicação das provas deve ocorrer dois meses após a publicação do edital.
Analista administrativo
Analista de infraestrutura de transportes
O último concurso Dnit ocorreu em 2012, quando foram oferecidas 1.200 vagas espalhadas por todas as regiões do país. Na ocasião, a banca organizadora foi a Esaf. Os salários oferecidos ficaram entre R$ 2.507,30 a R$ 7.815,81.
As oportunidades foram para ensino médio, técnico e superior. No caso de ensino médio, as opções foram as seguintes:
Para ensino médio com formação técnica:
Por fim, para nível superior, a seleção foi para analista administrativo e analista em infraestrutura e transporte nas seguintes áreas de atuação:
Para analista administrativo, as opções foram para as seguintes áreas:
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é uma autarquia federal criada pela lei 10.233, de 5 de junho de 2001. A legislação reestruturou o sistema de transportes rodoviário, aquaviário e ferroviário do Brasil, extinguindo o antigo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER). A sede do DNIT é em Brasília, no Distrito Federal, e, atualmente, possui 23 unidades administrativas regionais – as superintendências. A autarquia tem por objetivo implementar a política de infraestrutura do Sistema Federal de Viação, compreendendo sua operação, manutenção, restauração ou reposição, adequação de capacidade e ampliação mediante construção de novas vias e terminais. Os recursos para a execução das obras são da União. Ou seja, o órgão é gestor e executor, sob a jurisdição do Ministério dos Transportes, das vias navegáveis, ferrovias e rodovias federais, instalações de vias de transbordo e de interface intermodal e instalações portuárias fluviais e lacustres.