Concurso do Dnit tem edital retificado; veja o que muda

Com inscrições até 26 de dezembro, concurso do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) oferece 100 vagas espalhadas por todas as regiões do país. Salários chegam a quase R$ 13 mil

Samuel Peressin   Publicado em 13/12/2023, às 11h16 - Atualizado às 11h21

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Destinado a preencher 100 vagas em cargos de nível superior, o concurso do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) sofreu, nesta quarta-feira (13), a primeira retificação do edital.

A principal mudança é referente aos requisitos para a carreira de analista em infraestrutura de transportes: além de graduados em engenharia civil, agora poderão se inscrever profissionais com curso superior em engenharia de transportes. 

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As demais alterações tratam de tópicos envolvendo provas, curso de formação profissional, critérios de desempate, composição do cadastro reserva, procedimento de heteroidentificação e conteúdo programático (confira a íntegra da retificação).

Ofertas do concurso do Dnit

A seleção, que também formará cadastro reserva, oferece oportunidades em todas as regiões do Brasil: há postos para trabalhar em 25 estados (o Piauí é a única exceção) e no Distrito Federal.

O edital disponibiliza 50 vagas para a função de analista em infraestrutura de transportes, que requer graduação em engenharia civil ou engenharia de transportes. Em início de carreira, os contratados receberão R$ 12.812,66.

A outra metade dos postos é para o cargo de analista administrativo, em três especialidades: administração (39), contabilidade (7) e tecnologia da informação (4), com salário de R$ 10.294,38.

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Passo a passo para se inscrever

Iniciadas em 27 de novembro, as inscrições terminam em 26 de dezembro, às 16h, devendo ser efetuadas pelo site www.conhecimento.fgv.br. A taxa de participação custa R$ 120.

Os pedidos de isenção do pagamento foram recebidos até 29 de novembro. Em atendimento à legislação federal, o certame concedeu gratuidade para pessoas que se enquadram em uma das condições a seguir:

A seleção é organizada pela FGV (Fundação Getulio Vargas). Em caso de dúvidas, os candidatos podem obter mais informações com a banca pelo telefone 0800 283 4628, além do e-mail concursodnit23@fgv.br.

Etapas do concurso do Dnit

As provas objetiva (80 perguntas) e discursiva (2 questões e 1 redação) estão marcadas para 18 de fevereiro de 2024, em todas as capitais brasileiras — a aplicação ocorrerá pela manhã e à tarde, respectivamente. O conteúdo programático engloba:

Haverá também análise de títulos, com envio dos documentos à banca em período a ser oportunamente divulgado. Os convocados poderão apresentar comprovantes de experiência profissional, além de certificados e diplomas de:

A última fase do processo seletivo consistirá em curso de formação profissional, com duração de 120 horas de aulas teóricas e práticas. Presencial, a capacitação ocorrerá em Brasília.

A seleção terá validade de dois anos, a contar da data de homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério do órgão, conforme estabelece o edital.

📅 Veja as principais datas do cronograma

Conheça mais sobre o trabalho do Dnit

+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo seletivo, como atribuições e conteúdo programático, na página do concurso do Dnit

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Sobre Dnit - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é uma autarquia federal criada pela lei 10.233, de 5 de junho de 2001. A legislação reestruturou o sistema de transportes rodoviário, aquaviário e ferroviário do Brasil, extinguindo o antigo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER). A sede do DNIT é em Brasília, no Distrito Federal, e, atualmente, possui 23 unidades administrativas regionais – as superintendências. A autarquia tem por objetivo implementar a política de infraestrutura do Sistema Federal de Viação, compreendendo sua operação, manutenção, restauração ou reposição, adequação de capacidade e ampliação mediante construção de novas vias e terminais. Os recursos para a execução das obras são da União. Ou seja, o órgão é gestor e executor, sob a jurisdição do Ministério dos Transportes, das vias navegáveis, ferrovias e rodovias federais, instalações de vias de transbordo e de interface intermodal e instalações portuárias fluviais e lacustres.