Concurso DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) pode ser realizado em breve, para diversos cargos
Fernando Cezar Alves Publicado em 04/11/2024, às 13h23
Um novo concurso Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) segue em pauta. O pedido foi encaminhado em maio para o Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos e a expetativa é de que algum parecer seja divulgado em breve, para que o edital possa ser liberado até meados de 2025.
O pedido de autorização do novo concurso Dnocs é para o preenchimento de 180 vagas. No entanto, não chegou a ser divulgada a distribuição de vagas por cargos para a nova seleção.
A autarquia atua nos seguintes estados:
Criado sob o nome de Inspetoria de Obras Contra as Secas - IOCS através do Decreto 7.619, de 21 de outubro de 1909, editado pelo então Presidente Nilo Peçanha, foi o primeiro órgão a estudar a problemática do semiárido. O DNOCS recebeu ainda em 1919 (Decreto 13.687), o nome de Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas - IFOCS antes de assumir sua denominação atual, que lhe foi conferida em 1945 (Decreto-Lei 8.486, de 28/12/1945), vindo a ser transformado em autarquia federal, através da Lei n° 4.229, de 01/06/1963.
Dentre os órgãos regionais, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS se constitui na mais antiga instituição federal com atuação no Nordeste. Foi, de 1909 até por volta de 1959, praticamente, a única agência governamental federal executora de obras de engenharia na região. Construiu açudes, estradas, pontes, portos, ferrovias, hospitais e campos de pouso, implantou redes de energia elétrica e telegráficas, usinas hidrelétricas e foi, até a criação da SUDENE, o responsável único pelo socorro às populações flageladas pelas cíclicas secas que assolam a região.
O último concurso DNOCS ocorreu em 2009, quando foram oferecidas 82 vagas, para diversos cargos de níveis médio e superior. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Carlos Chagas.
No caso de ensino médio, a oferta foi de 36 vagas para o cargo de assistente administrativo.
Para nível superior, a distribuição foi a seguinte:
concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores