Concurso do CNMP: assinado contrato com banca e edital já pode sair

O concurso do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) contará com ofertas para os cargos de analista e técnico, que requerem níveis médio e superior

Patricia Lavezzo   Publicado em 09/12/2022, às 06h52

Divulgação

Já pode ser publicado o edital do concurso do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público). O extrato de contrato com a banca organizadora foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, dia 9 de dezembro.

Conforme já havia sido noticiado anteriormente pelo JC, e de acordo com o documento, a empresa escolhida, através de dispensa de licitação, é o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – Cebraspe.

A instituição prestará serviços de organização e realização do 2º concurso público para provimento e formação de cadastro de reserva para os cargos de analista e técnico, incluindo publicações, inscrições, avisos, aplicação de provas e demais procedimentos.

Confira, abaixo, o documento:

Com a oficialização da banca organizadora, o próximo passo será a publicação do edital de abertura das inscrições.

Mais informações sobre o novo edital

O novo concurso do Conselho Nacional do Ministério Público deverá oferecer 23 vagas, sendo 14 para técnicos, com exigência de ensino médio, e nove para analistas, com formação de nível superior, e remunerações iniciais de R$ 7.080,21 (técnicos) e R$ 12.455,30 (analistas).

A divulgação dos resultados está prevista para ocorrer em maio de 2023, de acordo com informações divulgadas no plenário do CNMP do dia 11 de novembro.

Vale lembrar que, em novembro, foi publicada a portaria 332, do presidente do CNMP, Antônio Augusto Brandão Aras, que trata dos critérios que serão adotados para a realização das provas.

O documento altera o artigo 1 da portaria 211, de 18 de novembro de 2014, confirmando que "a seleção para os cargos de analista e técnico administrativo poderá ser composta de provas objetivas e dissertativas, à critério da administração". O documento anterior era categórico neste sentido: "o concurso público para provimento dos cargos de analista e técnico administrativo do CNMP será composto de provas objetiva e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório", sem qualquer discricionaridade.

Saiba como foi a última seleção

O último concurso do CNMP foi realizado em 2014, sendo organizado pela Fundação Carlos Chagas. A oferta foi de 87 vagas para técnicos e analistas.

Para os técnicos, as oportunidades foram para as áreas de administração e segurança institucional. No caso dos analistas, as chances foram para as seguintes áreas:

+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital na página do concurso do CNMP.

concursos publicos concursos 2024 provas anteriores