Concurso do Inmetro: retificação reduz número de vagas; saiba mais

As vagas imediatas do concurso do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) não foram alteradas. Redução foi feita no cadastro reserva

Patricia Lavezzo   Publicado em 21/12/2023, às 11h53 - Atualizado às 12h09

Divulgação

O edital do concurso do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) foi retificado. De acordo com documento publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (21), o certame sofreu redução no número de vagas de cadastro reserva, que passou de 760 para 200. Já as vagas imediatas não foram alteradas, permanecendo 100 ofertas. Baixe o edital retificado aqui.

O concurso público preencherá 300 vagas – 100 para contratação imediata e 200 para formação de cadastro reserva (CR). As inscrições começaram no dia 5 de dezembro e seguem abertas até início de janeiro. 

As oportunidades estão distribuídas entre as seguintes carreiras de nível superior: pesquisador-tecnologista em metrologia e qualidade (60 postos + 120 CR) e analista executivo em metrologia e qualidade (40 + 80 CR), em diversas áreas. A remuneração é de R$ 8.700,31.

Algumas especialidades podem ser disputadas por candidatos com graduação em qualquer área do conhecimento, enquanto outras exigem formação em cursos específicos, entre eles:

No momento da posse, os aprovados poderão escolher o local de atuação entre as vagas então disponíveis. O órgão está presente em todos os 26 estados e no Distrito Federal (veja aqui os endereços de cada unidade).

Saiba como fazer a inscrição

As inscrições serão recebidas até as 23h59 do dia 8 de janeiro de 2024, devendo ser efetuadas no endereço eletrônico do Idecan – Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (www.idecan.org.br), organizador do processo de sleeção. A taxa de participação custa R$ 125, mas será possível solicitar isenção. O edital prevê gratuidade para:

Em caso de dúvidas, o candidato deve contatar o Idecan pelo telefone 0800 878 2696, além do e-mail inmetro2023@idecan.org.br.

Veja as etapas

As provas objetiva (70 questões de múltipla escolha) e discursiva (uma redação com 20 a 30 linhas) estão marcadas para o dia 14 de abril de 2024, pela manhã (para analista) e à tarde (para pesquisador). O conteúdo programático engloba:

Os exames ocorrerão em Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ). A opção pelo município deve ser feita no momento da inscrição.

Haverá, também, análise de títulos, com envio dos documentos à banca em período a ser oportunamente divulgado. Os convocados poderão apresentar comprovantes de experiência profissional, além de certificados e diplomas de:

A seleção terá validade de dois anos, a contar da data de homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério do órgão, conforme estabelece o edital.

+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo seletivo, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso do Inmetro.

concursos publicos concursos abertos concursos federais provas anteriores