O novo concurso do MRE (Ministério das Relações Exteriores) é para quem possui formação superior, com remuneração inicial de R$ 9,3 mil
Patricia Lavezzo Publicado em 16/08/2023, às 11h11
Está definida a banca organizado do concurso do MRE (Ministério das Relações Exteriores). A dispensa de licitação foi publicada no último dia 15 de agosto.
De acordo com o documento, a escolhida é o Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), através de dispensa de licitação. A empresa será responsável por todas as etapas do processo de seleção, desde as inscrições e aplicação das provas, até a divulgação do resultado final.
O concurso público contará com 100 vagas para a carreira de oficial de chancelaria, sendo 50 para preenchimento imediato e 50 para formar cadastro reserva de pessoal. Para concorrer é necessário possuir formação de nível superior, com remuneração inicial de R$ 9.330,06.
Entre as atribuições do cargo, estão: atividades de formulação, implementação e execução dos atos de análise técnica e gestão administrativa necessárias ao desenvolvimento da política externa brasileira.
Os próximos passos serão a assinatura do contrato da banca organizadora e o lançamento do edital de abertura das inscrições. Novas informações serão passadas em breve.
O último concurso do MRE para oficial ocorreu em 2015, quando foram oferecidas 60 vagas. Do total, três foram reservadas para candidatos com deficiência e 12 para candidatos negros. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A seleção foi composta das seguintes etapas:
A parte objetiva contou com 80 questões, da seguinte forma:
A parte discursiva versou sobre:
A aplicação das provas ocorreu nas seguintes cidades:
+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo de seleção na página do concurso do MRE.
concursos publicos concursos federais concursos 2024 provas anterioresO Ministério das Relações Exteriores do Brasil, também conhecido como Itamaraty, é um órgão do Poder Executivo, responsável pelo assessoramento do Presidente da República na formulação, no desempenho e no acompanhamento das relações do Brasil com outros países e organismos internacionais.