JC Concursos

Concurso do TCU: presidente manifesta interesse em editais para 2025 e 2026

O novo concurso do TCU (Tribunal de Contas da União) poderá ser realizado para os cargos de auditor e técnico

Patricia Lavezzo   Publicado em 19/03/2025, às 14h27

Concurso do TCU: sede do Tribunal de Contas da União
Divulgação

O aguardado concurso do TCU (Tribunal de Contas da União) poderá ter editais publicados ainda em 2025 e também em 2026. O anúncio foi feito no mês de março pelo presidente do Tribunal, Vital do Rêgo Filho, durante encontro com servidores no Instituto Serzedello Corrêa.

O presidente disse que tem interesse em realizar concurso público nos dois anos de seu mandato. Desta forma, seguindo a linha de raciocínio dos últimos certames publicados em 2012 e 2013, os novos editais seriam para os cargos de técnico em 2025 e auditor em 2026. Porém, ainda é preciso aguardar confirmação oficial do órgão.

Em declaração recente, o presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis), Alisson Souza, disse que o Tribunal pretende contratar 300 servidores no decorrer dos próximos três anos, com 100 vagas de auditores por ano, com possibilidade de vagas também para técnico.

+ 🌎 Confira a lista de todos os concursos previstos no país

Saiba como foi a última seleção

O último concurso do TCU teve início em 2021, com uma oferta imediata de 20 vagas para o cargo de auditor federal de controle externo, além de formar cadastro reserva de pessoal. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A prova objetiva contou com 100 questões, sobre as seguintes disciplinas:

+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital na página do concurso do TCU.

concursos publicos concursos federais concursos 2025 provas anteriores

Sobre TCU - Tribunal de Contas da União

O TCU (Tribunal de Contas da Unição) é o órgão de controle externo do governo federal e auxilia o Congresso Nacional na missão de acompanhar a execução orçamentária e financeira do país e contribuir com o aperfeiçoamento da Administração Pública em benefício da sociedade. Para isso, tem como meta ser referência na promoção de uma Administração Pública efetiva, ética, ágil e responsável. O Tribunal é responsável pela fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos órgãos e entidades públicas do país quanto à legalidade, legitimidade e economicidade.