A concorrência no novo concurso do TJ SP para escrevente é maior do que a registrada no último concurso público promovido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo
Mylena Lira Publicado em 04/04/2023, às 22h22
A Fundação Vunesp, banca organizadora do novo concurso do TJ SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), divulgou nesta terça-feira (4) a quantidade de inscritos para o cargo de escrevente técnico judiciário para a comarca da Capital. Ao todo, foram registradas 103.554 inscrições para disputar as 400 vagas ofertadas.
Desta forma, a concorrência é de 258,88 candidatos por vaga - número maior do que o registrado no último concurso público promovido para o TJ SP. Em 2021, foram 90.758 candidaturas para ocupar as 460 vagas disponibilizadas na época. Sendo assim, a concorrência foi de 197,30.
As 400 novas oportunidades são distribuídas entre 300 vagas para ampla concorrência, 80 para negros e 20 para pessoas com deficiência. Porém, a Vunesp não especificou o número de inscritos por grupo. A carreira de escrevente exige ensino médio e paga R$ 5.480,54, além de benefícios, como auxílios alimentação, saúde e transporte.
Os contratados para a função terão a chance de trabalhar de forma remota, a depender da disponibilidade de postos vagos nessa modalidade. Conforme a descrição apresentada no edital, o dia a dia dos ocupantes do cargo envolve:
As inscrições para o processo seletivo da capital foram recebidas até o dia 28 de março. A próxima etapa será a aplicação da prova objetiva, agendada para o dia 28 de maio de 2023. Confira aqui o que vai cair na prova para escrevente, que vai demandar a resolução de 100 questões de múltipla escolha.
A seleção vai contemplar uma segunda etapa, consistente em prova prática de formatação e digitação de texto utilizando o editor Microsoft Word 2016 ou superior. Os 2.000 candidatos melhor classificados no exame objetivo serão convocados para essa última fase.
O Tribunal de Justiça de São Paulo está com inscrições abertas para os interessados em atuar nas circunscrições judiciárias de Guarulhos, Santo André, São Bernardo do Campo, Osasco, Mogi das Cruzes e Itapecerica da Serra. Quem quiser disputar uma das 60 vagas disponíveis deve acessar a página do concurso público no site da Vunesp, que também comanda a seleção. O período de candidatura encerra em 5 de maio. Saiba mais aqui.
Tribunal de Justiça/SP recebe inscrições para 60 vagas de escrevente técnico judiciário para as circunscrições judiciárias de Guarulhos, Santo André, São Bernardo do Campo, Osasco, Mogi das Cruzes e Itapecerica da Serra https://t.co/NcLDhx5OFS #Concurso #concursopublico pic.twitter.com/i01If86trp
— Fundação Vunesp (@vunesp) April 3, 2023
+++O JC disponibiliza mais informações na página do concurso do TJ SP.
Sociedade BrasilO Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) é um órgão do Poder Judiciário de São Paulo, com sede na capital e jurisdição em todo o território estadual.
É constituído por 56 Circunscrições Judiciárias (CJ) pelo interior do estado e conta com 360 desembargadores, sendo considerado o maior tribunal do mundo. Se forem considerados, além dos desembargadores, os juízes substitutos em segundo grau e os juízes convocados, a quantidade de julgadores chega a 729.
Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.