O novo edital do concurso do TJ SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) reúne 400 vagas para ensino médio, com lotação na Comarca da capital
Saiu o aguardado edital do concurso do TJ SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) para o cargo de escrevente técnico judiciário. Sob organização da Vunesp, o certame oferece 400 vagas para lotação na Comarca da capital paulista. Do total de ofertas, 20 são reservadas a pessoas com deficiência e 80 para os negros.
Para ingressar na carreira o candidato deve possuir ensino médio completo. O salário inicial é de R$ 5.480,54, mais auxílios para alimentação, saúde e transporte, para jornada de trabalho de 40 horas semanais.
As inscrições serão recebidas entre os dias 17 de fevereiro e 28 de março de 2023, através do site www.vunesp.com.br. O valor da taxa de participação é de R$ 81.
Os candidatos inscritos no concurso do Tribunal serão avaliados por meio de duas etapas: prova objetiva e prova prática, ambas de caráter eliminatório e classificatório.
A prova objetiva terá duração de cinco horas e será aplicada na data prevista de 28 de maio de 2023. Ela será composta por 100 questões de múltipla escolha, distribuídas entre os seguintes blocos:
- bloco I – 24 questões de língua portuguesa;
- bloco II – 40 questões de conhecimentos em direito; e
- bloco III – 36 questões de conhecimentos gerais (atualidades, matemática, informática e raciocínio lógico).
Para a prova prática de digitação, serão convocados os candidatos habilitados e com melhor classificação na prova objetiva, dentro dos seguintes limites: 1.500 candidatos da lista de ampla concorrência, 400 candidatos negros e 100 candidatos com deficiência. O exame buscará aferir o conhecimento e habilidades do candidato, utilizando o editor de texto em microcomputador do tipo PC, em ambiente gráfico Microsoft Windows.
Confira o conteúdo programático completo
- BLOCO I – LÍNGUA PORTUGUESA
- Análise, compreensão e interpretação de diversos tipos de textos verbais, não verbais, literários e não literários.
- Informações literais e inferências possíveis.
- Ponto de vista do autor.
- Estruturação do texto: relações entre ideias; recursos de coesão.
- Significação contextual de palavras e expressões.
- Sinônimos e antônimos.
- Sentido próprio e figurado das palavras.
- Classes de palavras: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção.
- Concordância verbal e nominal.
- Regência verbal e nominal.
- Colocação pronominal.
- Crase.
- Pontuação.
- BLOCO II – CONHECIMENTOS EM DIREITO
- DIREITO PENAL: Código Penal - artigos 293 a 305; 307; 308; 311-A; 312 a 317; 319 a 333; 336 e 337; 339 a 347; 357 e 359.
- DIREITO PROCESSUAL PENAL: Código de Processo Penal - artigos 251 a 258; 261 a 267; 274; 351 a 372; 394 a 497; 531 a 538; 541 a 548; 574 a 667 e Lei nº 9.099 de 26.09.1995 (artigos 60 a 83; 88 e 89).
- DIREITO PROCESSUAL CIVIL: Código de Processo Civil - artigos 144 a 155; 188 a 275; 294 a 311 e do 318 a 538; 994 a 1026; Lei nº 9.099 de 26.09.1995 (artigos 3º ao 19) e Lei nº 12.153 de 22.12.2009.
- DIREITO CONSTITUCIONAL: Constituição Federal – Título II - Capítulos I, II e III; e Título III - Capítulo VII com Seções I e II; e também o artigo 92.
- DIREITO ADMINISTRATIVO: Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo (Lei n.º 10.261/68) - artigos 239 a 323; e Lei Federal nº 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa).
- NORMAS DA CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA (disponíveis no portal do Tribunal de Justiça – site: www.tjsp.jus.br, na área Institucional / Corregedoria / Normas Judiciais):
-
- Tomo I – Capítulo II: Seção I – subseções I e II;
- Tomo I - Capítulo III: Seções I, II, V, VI, VII;
- Tomo I - Capítulo III: Seção VIII – subseções I, II e III;
- Tomo I – Capítulo III: Seções IX a XV, XVII a XIX;
- Tomo I – Capítulo XI: Seções I, IV e V;
- Tomo I – Capitulo XI: Seção VI – subseções I, III, V e XIII.
- BLOCO III – CONHECIMENTOS GERAIS
- Atualidades: 1. Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir do 2° semestre de 2022, divulgados na mídia local e/ou nacional; 2. Artigos 1º ao 13; 34 ao 38 da Lei nº 13.146/2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência, com as alterações vigentes até a publicação deste edital.
- Matemática: 1. Operações com números reais. 2. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. 3. Razão e proporção. 4. Porcentagem. 5. Regra de três simples e composta. 6. Média aritmética simples e ponderada. 7. Juros simples. 8. Equação do 1.º e 2.º graus. 9. Sistema de equações do 1.º grau. 10. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. 11. Sistemas de medidas usuais. 12. Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras. 13. Resolução de situações-problema.
- Informática: MS-Windows 10 ou superior: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos do Microsoft- 365: MS-Word: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. MS-Excel: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: navegação internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas. MS Teams: chats, chamadas de áudio e vídeo, criação de grupos, trabalho em equipe: Word, Excel, PowerPoint, SharePoint e OneNote, agendamento de reuniões e gravação. OneDrive: armazenamento e compartilhamento de arquivos.
- Raciocínio Lógico: Visa avaliar a habilidade do(a) candidato(a) em entender a estrutura lógica das relações arbitrárias entre pessoas, lugares, coisas, eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Visa também avaliar se o(a) candidato(a) identifica as regularidades de uma sequência, numérica ou figural, de modo a indicar qual é o elemento de uma dada posição. As questões desta prova poderão tratar das seguintes áreas: estruturas lógicas, lógicas de argumentação, diagramas lógicos, sequências.
+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso do TJ SP.
* Notícia útil para o Estado de São Paulo. Confira mais informações sobre a região aqui.
concursos publicos
concursos abertos
concursos sp (são paulo)
provas anteriores
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) é um órgão do Poder Judiciário de São Paulo, com sede na capital e jurisdição em todo o território estadual.
É constituído por 56 Circunscrições Judiciárias (CJ) pelo interior do estado e conta com 360 desembargadores, sendo considerado o maior tribunal do mundo. Se forem considerados, além dos desembargadores, os juízes substitutos em segundo grau e os juízes convocados, a quantidade de julgadores chega a 729.
Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.