Concurso DPE PR: presidente convoca servidores para formar comissão

Novo edital do concurso DPE PR prevê vagas de cadastro reserva para carreiras com exigência de curso técnico e formação superior

Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br   Publicado em 21/12/2020, às 13h07 - Atualizado às 14h18

Divulgação

O novo concurso DPE PR (Defensoria Pública do Paraná) para servidores segue em fase de definição dos membros que farão parte da comissão organizadora. De acordo com publicação em diário oficial, na última quinta-feira, 17 de dezembro, o presidente do Conselho Superior da Defensoria Pública do Paraná, Eduardo Pião Ortiz, convocou a  servidores para que manifestem interesse em fazer parte do grupo, que ficará responsável pela elaboração do edital e da escolha da banca organizadora. Novas informações devem ser confirmadas em breve.  

O total de vagas para a seleção ainda deverá ser confirmado, o que somente deve ocorrer após  a nomeação dos membros da comissão. De qualquer forma, já se sabe que a seleção deve ser para formar cadastro reserva de pessoal, para cargos com exigência de  formação técnica ou nível superior. As remunerações iniciais também ainda dependem de confirmação.

No entanto, o certame já conta com regulamento publicado desde maio, que determina que as oportunidades serão para as seguintes áreas de atuação

Para o cargo de técnico de recursos humanos será exigida apenas formação específica. Para técnico em informática e técnico administrativo, curso técnico específico ou formação superior relacionada à especialidade. Por fim, para direito, informática, contabilidade, economia, administração, estatística, secretariado executivo, psicologia, serviço social e  engenharia, formação de nível superior

De acordo com o regulamento, a comissão do concurso deverá ser formada por cinco membros, sendo três indicados pela defensoria pública-geral do estado, dentre defensores públicos ativos no estado, um profissional de secretariado executivo, indicado pela defensoria pública-geral e um representante da associação da classe de servidores da instituição. Também haverá quatro suplentes. 

Concurso DPE PR: saiba como serão as provas

De acordo com o regulamento do concurso DPE PR, a seleção será composta de apenas uma fase para os cargos técnicos, contando com provas objetivas, e três etapas para carreiras de nivel superior, incluindo provas objetivas, redação e análise de títulos.

A prova objetiva contará com 50 questões. Para os cargos com exigência de formação técnica haverá questões versando sobre conhecimentos específicos, língua portuguesa,  raciocínio lógico, noções sobre a lei orgânica estadual da Defensoria Pública e noções sobre o estatuto dos servidores públicos civis do estado. 

Para nível superior, conhecimentos específicos, língua portuguesa, noçõe sobre a lei orgânica estadual da Defensoria, sobre o estatudo dos servidores públicos civis do estado, direito constitucional e direito administrativo.

Concurso DPE PR: saiba como foi a última seleção

O último concurso DPE PR ocorreu em 2017 , com uma oferta de 14 vagas imediatas e 450 para cadastro reserva em cargos dos níveis técnico e superior.

O processo seletivo constou das etapas de prova objetiva, redação e análise de títulos.

 

 

concursos concursos 2023 concursos pr (paraná) provas anteriores

Leia também

Concurso PRF: "aval está no gabinete do secretário para assinatura", diz Hott
Concurso PRF: "edital em janeiro", prevê diretor da corporação
Concurso Seed PR: prova para 4 mil vagas é adiada pela 2ª vez
Concurso PF: Urgente !! Corporação confirma para janeiro edital de 1.500 vagas
Concurso Imbel: edital pode ser publicado a qualquer momento