O novo concurso DPE RJ (Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro) será para o cargo de defensor, de nível superior, com inicial de R$ 25,6 mil
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br Publicado em 16/11/2020, às 14h13 - Atualizado às 14h43
O novo concurso DPE RJ (Defensoria Pública do Rio de Janeiro) já começa a ser delineado. Acontece que o Conselho Superior do órgão já começou a deliberar sobre o regulamento da nova seleção. Por enquanto, o que já está certo é que o edital deve contar com alterações, em relação aos concursos anteriores. De acordo com informações divulgadas pelo órgão, as mudanças têm por objetivo buscar maior diversidade e ampliar o acesso a negros, indígenas, deficientes e hipossuficientes. Novas informações devem ser confirmadas em breve.
A seleção conta com previsão de 30 vagas para o cargo de defensor, que exige formação de nível superior em direito, com pelo menos dois anos de prática profissional. A remuneração inicial, de acordo com o último concurso, realizado em 2018, é de R$ 25.666,85.
Por enquanto, três pontos já estão confirmados:
O último concurso DPE RJ, realizado em 2018, contou com uma oferta inicial de 20 vagas na classe inicial, sendo uma imediata e as demais para nomeação durante a validade da seleção (de dois anos, prorrogável por mais dois).
O processo seletivo envolveu provas escritas (preliminar e específicas) e orais, além de avaliação de títulos. O conteúdo programático incluiu questões de direito civil, direito processual civil, princípios institucionais da Defensoria Pública, direito empresarial, direito processual penal, direito penal, direito de execução penal, criminologia, direito constitucional, direito administrativo, direitos humanos das pessoas em situação de vulnerabilidade, tutela coletiva e direito da criança e do adolescente
concursos concursos 2023 concursos rj (rio de janeiro) provas anteriores