DPE/SC: assinado contrato com a banca

Seleção deverá contar com 21 oportunidades, para quem possuir formação de nível superior em direito, com inicial de R$ 7,3 mil

Fernando Cezar Alves   Publicado em 11/05/2017, às 16h21

A Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina (DPE/SC) oficializou, no último dia 9 de maio, a assinatura do contrato com a banca organizadora do seu novo concurso público para a carreira de defensor público. A escolhida é a Fundação Carlos Chagas, definida por meio de dispensa de licitação. Com isto, a publicação do edital pode ocorrer já nos próximos dias.

De acordo com informações obtidas junto ao setor de recursos humanos do órgão, a seleção deverá contar com uma oferta de 21 oportunidades. Para concorrer ao cargo, basta possuir formação de nível superior em direito. A remuneração básica inicial da categoria é de R$ 7.350, com jornada de trabalho de 40 horas semanais. 

Quem pretende participar já pode dar início aos estudos, tendo como base o conteúdo programático da primeira seleção realizada para o cargo,que ocorreu em 2012. Na ocasião, os participantes foram submetidos a cinco etapas eliminatórias, contando com provas objetivas na primeira, avaliação prática escrita na segunda, prova prática na terceira, avaliação oral na quarta e análise de títulos na última.

A prova objetiva foi composta de 100 questões, sendo dez de direito constitucional, dez de direito civil, cinco de direito administrativo,cinco de direito tributário, cinco de direito do trabalho, dez de direito penal, cinco de direito do consumidor, cinco de direito da criança e do adolescente, três de direito eleitoral, cinco de direito empresarial, 15 de direito processual, incluindo civil, penal, constitucional, administrativo, do trabalho e tributário, cinco de legislação do estado de Santa Catarina, cinco de filosofia do direito, quatro de sociologia jurídica,  cinco de direitos humanos e três de princípios e atribuições institucionais da Defensoria Pública.

A segunda e a terceira provas escritas foram compostas de provas práticas, no desenvolvimento de uma composição jurídica e elaboração de uma resposta escrita para três questões discursivas.

A primeira prova prática versou sobre direito constitucional, civil e do consumidor ou empresarial, incluindo o respectivo direito processual e estadual.

Já a segunda foi sobre direito penal, administrativo e tributário ou da criança e do adolescente, incluindo os respectivos direitos constitucional, processual e estadual.


Dicas para iniciar a carreira jurídica


Assim que o diploma de direito está nas mãos, chega a hora de iniciar a tão esperada vida profissional. Escolher a carreira jurídica a seguir e se tornar reconhecido e bem-sucedido no mercado de trabalho vai além de apenas exercer a função. Para começar com o pé direito, é preciso planejamento nos estudos e práticas fundamentais para profissionais de qualquer área jurídica. Por isso, o CERS Cursos Online separou dicas para quem quer iniciar a carreira jurídica:
- O início vai exigir muito esforço e pode proporcionar pouco retorno. Não desista por causa das pedras no caminho, nem espere que o seu primeiro caso seja de repercussão nacional. Este é o momento de adquirir experiência e aprender muito com os erros. Faz parte do aprendizado de qualquer profissão.
- Nem só da letra da lei vive um profissional da carreira jurídica. Leia o jornal diariamente e revistas especializadas do direito para ampliar seus conhecimentos e pontos de vista. Aprenda com os mais experientes, participe de congressos e eventos jurídicos. Atualização é a palavra de ordem.
- Saiba separar os problemas e litígios de cada caso da sua vida pessoal. Cuide da sua alimentação, faça exercícios físicos.
- Mantenha o contato e bom relacionamento com outros profissionais da área. Um bom networking para troca de ideias sempre é válido. Trate com cortesia tanto os magistrados quanto os servidores do judiciário.
- Respeite seus clientes e mostre real interesse em seus casos. Isso começa pela pontualidade nas reuniões e nos prazos acordados. Seja sincero, caso não acredite que a causa possua consistência para ingressar no judiciário.
- Seja organizado. Crie planilhas de acompanhamento dos processos e anote seus compromissos na agenda. Procure saber o estado dos processos a cada 15 dias e mantenha um contato frequente com os clientes para um feedback.
- Aonde você deseja chegar na sua carreira jurídica? Defina seus objetivos à curto, médio e longo prazo, e planeje cada etapa necessária até conquistar o seu sonho

Sobre FCC - Fundação Carlos Chagas

Instituição de direito privado e sem fins lucrativos, a Fundação Carlos Chagas (FCC) concentra suas atividades em duas grandes áreas: pesquisa/educação e organização de concursos/processos seletivos. A banca pode ser contatada pelo telefone (11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.