Concurso EBC: servidores cobram nova seleção para pessoal efetivo

Concurso EBC (Empresa Brasileira de Comunicações) chegou a ser anunciado em 2024, quando formada comissão para avaliar necessidades

Fernando Cezar Alves   Publicado em 09/12/2025, às 07h09

Concurso EBC: sede da EBC divulgação

A falta de realização de um novo concurso EBC (Empresa Brasileira de Comunicações) vem sendo questionada pelos servidores da empresa, que cobram a reposição do quadro de pessoal efetivo, por meio de nova seleção. Por meio de publicação nas redes sociais, na última segunda-feira, 8 de dezembro, a categoria reforçou que não há nova seleção há 13 anos e que, desde 2016, foi perdido 30% da força de trabalho. Em 2024, a empresa chegou a formar uma comissão para avaliar as necessidades para novo certame. No entanto, os trabalhos neste sentido estão parados.

Esse é um ponto também mencionado pelos servidores da EBC, que cobram a retomada dos procedimentos para definir as necessidades pontuais para uma nova seleção.

Diz a publicação:

"Enquanto a EBC investe em contratações controversas como a do jornalista policialesco Datena, a empresa segue há 13 anos sem concurso público com todas os setores sobrecarregados. Desde 2016, a EBC perdeu 30% da sua força de trabalho.

Em tempos de desinformação, comunicação pública é VACINA!

TV Brasil, Agência Brasil, Rádio Nacional, Radioagência Nacional, Canal Gov e o administrativo pedem socorro!

Sem concurso, a EBC está entrando em colapso. O futuro da mídia pública do Brasil depende da renovação da força de trabalho.

Não há comunicação pública sem empregados públicos!"

Concurso EBC: veja publicação

Saiba como foi a última seleção

O último concurso EBC ocorreu em 2013, quando foram oferecidas 64 vagas para o preenchimento imediato, além de formar cadastro reserva de pessoal, para cargos com exigências de níveis médio e superior. A banca organizadora, na ocasião, foi o Instituto Quadrix.

No caso de ensino médio, os cargos contemplados foram para técnicos nas seguintes áreas:

Para nível superior foram analistas nas seguintes áreas

A seleção foi composta pelas seguintes etapas:

No caso das provas objetivas, as disciplinas e quantitativo de questões foram diferenciados de acordo com o cargo e a área de atuação.

A lotação das vagas ocorreu nos seguintes locais:

 

  

concursos concursos federais concursos 2025 provas anteriores

Sobre EBC - Empresa Brasil de Comunicação

Criada em 2007 para fortalecer o sistema público de comunicação, a EBC é gestora dos veículos TV Brasil, Agência Brasil, Radioagência Nacional, Portal EBC, Rádio Nacional AM do Rio de Janeiro (1.130 KHz), Rádio Nacional AM de Brasília (980 KHz), Nacional FM de Brasília (96,1 MHz), Rádio MEC AM do Rio de Janeiro (800 KHz), Rádio MEC FM do Rio de Janeiro (99,3 MHz), Rádio Nacional da Amazônia OC (11.780 KHz e 6.180 KHz), Rádio Nacional AM do Alto Solimões (670 KHz) e Rádio Nacional FM do Alto Solimões (96.1 MHz).