Concurso ECSP Cuiabá MT (Empresa Cuiabana de Saúde Pública) será realizado em breve; cargos ainda serão confirmados
Fernando Cezar Alves Publicado em 31/01/2024, às 13h38
Um novo concurso ECSP Cuiabá MT (Empresa Cuiabana de Saúde Pública), no Mato Grosso, deve ser realizado em breve. A seleção foi anunciada na última terça-feira, 30 de janeiro, pelo prefeito Emanuel Pinheiro, durante a solenidade de posse de 485 aprovados no último concurso da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). No entanto, ainda não há uma definição de quando o edital poderá ser publicado, bem como os cargos que serão contemplados e respectivas ofertas.
O concurso ECSP está sendo autorizado após pedido do promotor de justiça Milton Mattos da Silveira Netto, da 7ª Promotoria de Justiça Cível de Tutela Coletiva da Saúde de Cuiabá, que ocorreu durante o evento.
A indicação dos membros da comissão organizadora deve ocorrer em breve, segundo o diretor-presidente da Empresa Cuiabana de Saúde Publica, Juarez Samaniego. "Após determinação do prefeito, para atender pedido do promotor, nós já estamos avançando no sentido de montar uma comissão para a elaboração das condições de formalização do concurso”, disse.
A ECSP é responsável pela administração do Hospital Municipal de Cuiabá e do Hospital São Benedito.
O último concurso ECSP Cuiabá MT ocorreu em 2019, quando foram oferecidas 1.892 vagas temporárias no Hospital Municipal Dr. Leony Palma de Carvalho (HMC), gerenciado pela Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP). A organizadora, na ocasião, foi o Instituto Selecon.
Do total de oportunidades, 1.248 são para contratação imediata e 644 para formação de cadastro reserva de pessoal, para oportunidades de níveis médio e superior.
No caso de ensino médio, as opções foram as seguintes:
Para ensino médio com formação técnica:
Por fim, para nível superior:
A cidade de Cuiabá fica localizada no estado de Mato Grosso (MT), Região Centro-Oeste do país. Fundado em 1719 por Pascoal Moreira Cabral e descoberto por Miguel Sutil, ambos bandeirantes nascidos na cidade de Sorocaba-SP, ficou praticamente estagnada desde o fim das jazidas de ouro até o início do século XX. Desde então, apresentou um crescimento populacional acima da média nacional, atingindo seu auge nas décadas de 1970 e 1980.
Nos últimos 15 anos, o crescimento diminuiu, acompanhando a queda que ocorreu na maior parte do país. Hoje, além das funções político-administrativas, é o principal pólo industrial, comercial e de serviços do estado. É conhecida como "cidade verde", por causa da grande arborização. Situa-se na margem esquerda do rio de mesmo nome e forma uma conurbação com o seu município vizinho, Várzea Grande.