Educação/AC abre concurso com 1.127 vagas

Concurso da Secretaria de Educação e Esporte (SEE) do Acre selecionará profissionais para postos de educador e coordenador do Programa Quero Ler, com salários de R$ 800 e R$ 1 mil, respectivamente. Inscrições até 15 de maio

Samuel Peressin   Publicado em 04/05/2017, às 11h34

A Secretaria de Educação e Esporte (SEE) do Acre abriu processo seletivo com oferta de 1.127 vagas para educadores (1.069 postos) e coordenadores (58) bolsistas do Programa Quero Ler, destinado à escolarização de estudantes com 15 anos ou mais que não tiveram acesso à educação básica na faixa etária adequada.

Podem participar da seleção candidatos que possuem, no mínimo, ensino médio. O valor da bolsa é de R$ 800 para educador e R$ 1 mil para coordenador. Os contratos terão duração de até seis meses.

As oportunidades no concurso da SEE estão distribuídas entre zonas rural e urbana de 17 municípios: Acrelândia, Assis Brasil, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rodrigues Alves, Santa Rosa, Sena Madureira e Senador Guiomard.

Concurso SEE/AC: inscrições e avaliação


Gratuitas, as inscrições para o concurso da SEE serão recebidas até 15 de maio. O atendimento ocorre nas cidades em que há oferta de vagas, das 7h30 às 12h e das 14h às 17h30. Os endereços podem ser conferidos no edital, entre os anexos da notícia.

A seleção dos candidatos consistirá em análise curricular, de 16 a 26 de maio, tendo como critérios de avaliação: formação acadêmica, títulos obtidos, experiência profissional e participação em cursos de aperfeiçoamento e/ou formação continuada.

Previsto para sair em 7 de junho, o resultado final será publicado no Diário Oficial do Estado e divulgado no site da SEE (www.see.ac.gov.br).

O concurso da Secretaria da Educação do Acre terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da pasta, conforme estabelece o edital.

Concurso Secretaria Educação Acre: atribuições do educador e coordenador


Realizar atividade de alfabetização de turmas de jovens e adultos, por um período de até seis meses; participar, obrigatoriamente, da formação inicial e continuada e das atividades de planejamento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, com a Coordenação Pedagógica; registrar, sistematicamente, em formulários próprios do Programa, os conteúdos das aulas ministradas e a frequência diária dos alfabetizandos, bem como os resultados da aprendizagem obtidos por cada aluno, ao longo do processo de alfabetização; elaborar relatórios mensais de diagnóstico de avanço e de frequência dos alfabetizandos; cumprir quinze horas aulas semanais, destinadas à função de alfabetizador e oito horas mensais para o planejamento didático pedagógico; realizar avaliação final que consiste na escrita e leitura de textos em conformidade com o estabelecido pela Equipe Técnica e Coordenação Pedagógica do Programa Quero Ler; realizar outras atividades correlatas a função. Do bolsista coordenador de turmas: acompanhar o processo de alfabetização de jovens e adultos nos locais em que ele ocorra, fazendo a supervisão do funcionamento de vinte turmas; identificar e relatar ao coordenador pedagógico as dificuldades de implantação do Programa; supervisionar e articular, junto com o coordenador pedagógico, o encaminhamento dos jovens, adultos e idosos já alfabetizados para a matrícula na Educação de Jovens e Adultos; controlar e supervisionar a frequência dos alfabetizadores nas turmas sob sua coordenação, encaminhando as informações ao coordenador pedagógico no final do mês; controlar e supervisionar a frequência dos alfabetizandos, consolidando mensalmente as informações no relatório de frequência; inserir nos relatórios de acompanhamento do Programa Quero Ler o resultado da avaliação parcial e final dos alfabetizandos das turmas sob sua supervisão; encaminhar à Coordenação Geral do Quero Ler a relação dos bolsistas aptos e não aptos a recebê-la, até o dia quinze de cada mês; realizar outras atividades correlatas.