Embu das Artes: concurso com 43 vagas de nível médio

Oportunidades no concurso da Prefeitura de Embu das Artes são para o cargo de monitor cultural. As inscrições já estão abertas e serão aceitas até o dia 17 de fevereiro

Patricia Lavezzo   Publicado em 26/01/2017, às 09h29

A Prefeitura de Embu das Artes, localizada na região metropolitana de São Paulo, está com inscrições abertas de concurso público para provimento de 43 vagas para o cargo de monitor cultural temporário. A lotação ocorrerá no Projeto Municipal de Formação Cultural - Núcleos da Cultura e Escola de Música. 
Haverá, ainda, formação de cadastro reserva (CR) para futuras oportunidades. Os candidatos habilitados e classificados serão contratos pelo tempo determinado de até oito meses, dentro do prazo de validade do concurso (ano letivo de 2017). 

Vagas na Prefeitura de Embu das Artes


Para ingressar na carreira de monitor cultural é necessário ter concluído o ensino médio e possuir experiência de, no mínimo, seis meses na área. As ofertas estão distribuídas entre as especialidades de canto (2 vagas + CR), sopro madeira (3 + CR), percussão (2 + CR), piano (2 + CR), violão (4 + CR), musicalização - teoria musical (2 + CR), sopro metais (1 + CR), violino (1 + CR), bateria (2 + CR), viola caipira (1 + CR), cerâmica (2 + CR), desenho (1 + CR), hip hop (1 + CR), teatro (5 + CR), grafite (1 + CR), pintura em tela (1 + CR), dança do ventre (2 + CR), ballet (6 + CR), capoeira (1 + CR), dança de salão (1 + CR), dança afrobrasileira (1 + CR) e jazz (1 + CR). O salário inicial é de R$ 25 por hora aula.

Processo seletivo de Embu das Artes


As inscrições no concurso da Prefeitura de Embu das Artes serão aceitas até o dia 17 de fevereiro, através do endereço eletrônico do Instituto Zambini (www.zambini.org.br). O valor da taxa de participação é de 52,90. 
Com 2h30 de duração, a prova objetiva será composta por 30 questões de múltipla escolha, sendo 10 de língua portuguesa, cinco de raciocínio lógico, 10 de legislação e cinco de história do município de Embu das Artes. Ela será aplicada no dia 5 de março.
APOSTILAS ONLINE E IMPRESSA - PREFEITURA EMBÚ DAS ARTES - MONITOR CULTURAL
As funções destinadas à escola de música serão submetidas ao teste prático, que testará a capacidade do profissional. Essa etapa consistirá na apresentação, em três vias, de um plano de aula de música, além de tocar uma peça de sua escolha (trazer a peça em três vias) e outra da escolha da banca avaliadora. 

Conteúdo programático (parcial)


Língua portuguesa - interpretação de texto. Pontuação. Ortografia. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Pronomes: emprego, forma de tratamento e colocação. Termos integrantes da oração: objeto direto e indireto, agente da passiva e complemento nominal. Significação das palavras: sinônimos, antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprimem às relações entre as orações).
Raciocínio lógico - visa avaliar a habilidade do candidato em entender a estrutura lógica das relações arbitrárias entre pessoas, lugares, coisas, eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. As questões desta prova poderão tratar das seguintes áreas: estruturas lógicas, lógicas de argumentação, diagramas lógicos.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.