Concurso EPE (Empresa de Pesquisa Energética) deve ser realizado em breve; cargos e vagas ainda deverão ser confirmados
Fernando Cezar Alves Publicado em 05/10/2023, às 10h18
Um novo concurso EPE (Empresa de Pesquisa Energética) deve ser realizado em breve. Acontece que a seleção já conta com comissão organizadora constituída internamente, para definir as vagas e cargos que poderão ser contemplados. No entanto, ainda não há uma definição de quando o edital poderá ser efetivamente publicado.
É importante lembrar que a empresa ainda conta com um concurso em validade até dezembro de 2023, iniciado em 2022, inclusive com possibilidade de prorrogação.
Desta forma, a expectativa é de que o próximo certame seja para oportunidades não consideradas na seleção iniciada no último ano.
O último concurso EPE, realizado em 2022, contou com uma oferta de 136 vagas de analistas, sendo 17 para preenchimento imediato e 119 cadastros reserva de pessoal. Das vagas imediatas, 16 foram para o cargo de analista de pesquisa energética em diversas áreas de atuação e uma para analista de gestão corporativa na área de recursos humanos. A banca organizadora foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A distribuição de vagas por áreas foi a seguinte:
Todas as oportunidades foram para o Rio de Janeiro.
Para todos os cargos, a prova objetiva contou com 70 questões, distribuídas da seguinte forma:
A prova discursiva contou com três questões, sendo uma comum a todas as áreas e duas de conhecimentos específicos de cada área de atuação, com limite de 20 linhas. Cada questão valeu 20 pontos.
concursos concursos federais concursos 2024 provas anterioresA EPE tem por finalidade prestar serviços na área de estudos e pesquisas destinadas a subsidiar o planejamento do setor energético, cobrindo energia elétrica, petróleo e gás natural e seus derivados e biocombustíveis. É uma empresa pública federal, totalmente dependente do Orçamento Geral da União. Foi criada por meio de medida provisória convertida em lei pelo Congresso Nacional, em 15 de março de 2004, com efetivação por meio de decreto em agosto do mesmo ano.