Concurso Exército: colégios militares abrem 440 vagas

Seleção oferece 385 vagas para 6º ano do ensino fundamental e 55 para 1º ano do nível médio. Inscrições para o concurso do Exército vão até 27 de agosto

Samuel Peressin   Publicado em 24/07/2017, às 15h15

Foram abertas nesta segunda-feira (24) as inscrições do concurso para admissão aos 13 colégios militares do Exército. Serão preenchidas 440 vagas, sendo 385 para ingresso no 6º ano do ensino fundamental e 55 no 1º ano do ensino médio.

As oportunidades estão distribuídas entre Rio de Janeiro, Porto Alegre, Fortaleza, Manaus, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Curitiba, Juiz de Fora, Campo Grande, Santa Maria e Belém.

Para concorrer a um dos postos no curso de ensino fundamental, os estudantes devem, em 2018, completar 10 anos até 31 de dezembro ou possuir menos de 13 anos em 1º de janeiro, conforme estabelece o edital do concurso do Exército.

No caso das vagas para nível médio, os inscritos precisam ter, em 2018, 14 anos até 31 de dezembro ou menos de 18 anos em 1º de janeiro.

Concurso Exército: inscrições e provas


As inscrições para o concurso do Exército devem ser efetuadas até 27 de agosto presencialmente ou pela internet - as páginas dos colégios militares podem ser encontradas no site http://www.decex.eb.mil.br/colegios-militares. O valor da taxa é de R$ 95.

Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas com questões de matemática, em 10 de setembro, e língua portuguesa, além de uma redação, em 22 de outubro. Os exames ocorrerão na cidade de origem de cada vaga. Haverá, ainda, uma etapa de revisão médica e odontológica, entre 29 de janeiro e 9 de fevereiro de 2018.

Sobre os colégios militares


De acordo com o Exército, o Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) oferece, gratuitamente, ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e médio a aproximadamente 15 mil jovens.

As práticas didático-pedagógicas adotadas seguem as normas e prescrições do Sistema de Ensino do Exército e, ao mesmo tempo, obedecem à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), principal referência que estabelece os princípios e as finalidades da educação no Brasil.