Concurso Exército: saiu edital com 116 vagas para oficiais na área da saúde

Inscrições serão recebidas a partir de 1 de julho. Concurso Exército preencherá postos de médico, farmacêutico e dentista para admissão aos cursos de formação de oficiais da Escola de Saúde (EsSEx)

Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br   Publicado em 24/06/2020, às 13h42 - Atualizado em 25/06/2020, às 09h09

Divulgação

Foi publicado nesta quarta-feira (24) o edital do concurso Exército com 116 vagas para admissão aos cursos de formação de oficiais (CFOs) da Escola de Saúde (EsSEx).

Há oportunidades para as carreiras de médico (107 postos), farmacêutico (4) e dentista (5). Entre outros itens, os requisitos para participação incluem:

diploma de curso superior emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC);

altura de 1,55m (mulheres) ou 1,60m (homens);

idade máxima de 32 anos para áreas de odontologia, farmácia e medicina sem especialidade;

idade de 34 anos para área de medicina com especialidade.

Distribuição das vagas

Os postos para dentista no concurso Exército estão distribuídos entre cinco especialidades: ortodontia e ortopedia facial (1), endodontia (2), cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial (1), dentística restauradora (1) e periodontia (1).

Já as vagas de médico são destinadas a profissionais sem especialidade (20) e com especialização nas áreas de anestesiologia (5), cancerologia/oncologia (5), cardiologia (5), cirurgia de cabeça e pescoço (2), cirurgia de mão (2), cirurgia geral (3), cirurgia vascular (2), clínica médica (4), endocrinologia e metabologia (2), endoscopia digestiva (2), ginecologia e obstetrícia (5), hematologia e hemoterapia (3), mastologia (3), medicina intensiva (5), neurologia (3), oftalmologia (3), ortopedia/traumatologia (3), ortopedia/traumatologia - cirurgia de joelho (3), ortopedia/traumatologia - cirurgia de ombro (3), otorrinolaringologia (2), pediatria (5), pneumologia (2), proctologia (3), psiquiatria (5), radiologia (2) e urologia (3).

Como se inscrever

As inscrições para o concurso Exército vão de 1 a 31 de julho, mediante o preenchimento de formulário disponível no site http://www.essex.eb.mil.br/. O valor da taxa é de R$ 130.

Em caso de dúvidas, os candidatos podem obter mais informações com a EsSEx por meio do e-mail concurso@essex.eb.mil.br, além dos telefones (21) 3878-9414 e 3878-9421.

Concurso Exército: como serão as provas

Previsto para 20 de setembro, o exame intelectual cobrará a resolução de 50 questões de múltipla escolha em, no máximo, quatro horas. Haverá aplicação nas seguintes cidades:

Os documentos comprobatórios relativos à análise de títulos (apenas para candidatos às vagas de medicina com especialidade) devem ser encaminhados à banca durante o período para inscrições.

As demais etapas incluem inspeção de saúde, exame de aptidão física e avaliação psicológica. Os aprovados assinarão a matrícula na EsSEx em 15 de março, de acordo com o cronograma.

Concurso Exército: situação após a incorporação

Os cursos são ministrados na sede da EsSEx, na cidade do Rio de Janeiro, capital fluminense. A preparação ocorre ao longo de 37 semanas e abrange atividades de formação militar, específica e pós-graduação.

Segundo o edital, os aprovados iniciarão a carreira militar como primeiro tenente e poderão servir em todo o território nacional. A remuneração do cargo é de R$ 11.130,75 (valor bruto).

+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo seletivo, como conteúdo programático e cronograma, na página do concurso Exército

concursos abertos concursos 2023 provas anteriores

Leia também

Concurso Exército para 1.100 vagas de sargento adia prova pela 2ª vez; veja nova data
Concurso Exército: último dia de inscrições para oficiais e capelães
Concurso Exército: saiu edital para 98 vagas no IME
Concurso Exército: autorizado o preenchimento de 522 vagas de níveis médio e superior
Concurso Exército: último dia de inscrições para 440 vagas na EsPCEx