Biblioteca Nacional: edital pode ficar para fevereiro

Fundação Biblioteca Nacional ainda define organizadora. Oferta será de 40 vagas de nível superior, para técnicos e bibliotecários. Inicial de R$ 4.200

Fernando Cezar Alves   Publicado em 23/01/2014, às 14h28

O concurso da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) para o preenchimento de 40 vagas de nível superior está em fase de contratação da empresa ou fundação organizadora. Segundo responsáveis pelo setor de recursos humanos, a previsão é de que isto seja resolvido dentro de um prazo de aproximadamente 20 dias. Desta forma, a publicação do edital, inicialmente prevista para janeiro, deve ficar para meados de fevereiro.

Do total de vagas, 20 serão para o cargo de bibliotecário e 20 para técnico em documentação. A remuneração inicial é de aproximadamente R$ 4.200 para as duas carreiras. O concurso será para preenchimento de vagas apenas no Rio de Janeiro.

A liberação do edital em fevereiro ainda está dentro do cronograma de realização do concurso, uma vez que a autorização do MPOG, divulgada em setembro, determina um prazo de seis meses para o início, ou seja, até março.

Entre as responsabilidades da Biblioteca Nacional estão preservar, atualizar e divulgar uma coleção de mais de 8 milhões de peças, que teve inicio com a chegada da Real Biblioteca de Portugal ao Brasil e cresce constantemente, a partir de doações, aquisições e com o depósito legal.