A Fundação Educacional Municipal da Estância Turística de Ibitinga (Femib) receberá inscrição de concurso até o dia 16 de fevereiro. Oferta é de uma vaga para o cargo de professor substituto de turismo
No Estado de
São Paulo, a Fundação Educacional Municipal da Estância Turística de Ibitinga (
Femib) está com
inscrições abertas de
concurso público. Oportunidade é de uma vaga temporária para o cargo de
professor substituto de turismo. A lotação ocorrerá ma Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ibitinga (Faibi).
Para ingressar na carreira é necessário possuir
nível superior em turismo, com titulação mínima de especialista. O salário inicial é de R$ 32,23 por hora/aula. O contrato de trabalho será regido pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), por prazo determinado não superior a dois anos.
Participação no concurso da Femib
As
inscrições são presenciais, das 9h às 11h30 e das 13h às 17h30, em dias úteis, até o dia 16 de fevereiro, na sede da Faibi, situada na Rua Roque Raineri, n° 81, Jardim Centenário. O candidato deverá estar munido de documento de identidade e CPF. Não será cobrada taxa.
A prova objetiva será composta por 30 questões de múltipla escolha de conhecimentos específicos. Com três horas de duração, ela será aplicada no dia 2 de março.
O
concurso da
Femib ainda será constituído de análise de títulos, que visa aferir o aperfeiçoamento acadêmico relacionado diretamente com as atividades do emprego.
Conteúdo programático
Aspectos conceituais do turismo, objetivos, importância, natureza, elementos constitutivos e a dinâmica do fenômeno turístico; conceituação, dimensão, estrutura, dinâmica, instrumentação e operacionalização do sistema de turismo - SISTUR; tipologia, criação e captação de eventos; cerimonial e protocolo em eventos; agência de viagens e turismo: histórico, evolução e tipologia das agências; serviços e produtos comercializados pelas agências de viagens e turismo; terminologia técnica do turismo; planejamento turístico: conceitos e definições; plano de desenvolvimento turístico (inventário da oferta turística, diagnóstico e prognóstico); conceituação, tipologia, planejamento e gestão dos roteiros turísticos; segmentação da oferta e da demanda turística; conceituações e dimensões do marketing turístico; o composto de marketing (4P´s); pesquisa de mercado e de demanda turística; elaboração de plano de marketing para empresas e destinações turísticas; a inerente relação entre os meios de transporte e o turismo; o transporte aéreo, rodoviário, ferroviário e hidroviário: conceitos e especificações para o turismo; conceituação e classificação dos meios de hospedagem; organização administrativa e operacional dos setores hoteleiros; história da alimentação e da gastronomia; gastronomia como atrativo turístico; conceitos, definições e dimensões da hospitalidade.