Chances do concurso da FNDE (Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação) serão destinadas a candidatos com formação superior
Fernando Cezar Alves Publicado em 06/09/2023, às 10h37
O edital do novo concurso FNDE (Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação) pode ser publicado a qualquer momento. A seleção já conta com contrato assinado com a banca organizadora desde 31 de agosto. O processo está em fase de ajustes finais com a empresa, que será o Cebraspe. Desta forma, já está confirmado que a Fundação não deverá fazer parte do concurso nacional unificado.
Ao todo, a FNDE deve oferecer 300 vagas, sendo 100 para preenchimento imediato e mais 200 para formar cadastro reserva, todas destinadas para o cargo de especialista em financiamento e execução de programas e projetos educacionais. Para concorrer é necessário possuir formação de nível superior e os vencimentos partem de R$ 4.758,73 e chegam a R$ 8.694,83 – de acordo com medida provisório nº 1.170, que alterou a remuneração de servidores e de empregados públicos.
A autorização oficial do certame determina que a aplicação das provas objetivas deverá ocorrer dentro de um prazo de dois meses após a divulgação do edital de abertura de inscrições.
O último concurso FNDE ocorreu em 2012, quando foram oferecidas 140 vagas, em dois cargos. A banca organizadora, na ocasião, também foi o Cebraspe.
As oportunidades foram distribuídas por dois cargos:
A seleção foi composta de três etapas:
A parte objetiva contou com 120 questões, da seguinte forma:
A parte de conhecimentos básicos versou sobre as seguintes disciplinas:
Em conhecimentos específicos: