Marinha divulga os gabaritos para 1.620 vagas

O curso de formação terá duração de 17 semanas e será realizado, simultaneamente, no Rio de Janeiro e em Brasília

Carolina Pera   Publicado em 10/06/2013, às 15h40

A Marinha do Brasil divulgou os gabaritos do concurso de admissão às turmas de 2014 do curso de formação de fuzileiros navais da Marinha.

Confira os gabaritos no anexo ao lado. As provas foram realizadas no dia 4 de junho.

No total são 1.620 oportunidades. Dessas, 950 são para o Rio de Janeiro (RJ), 180 para Brasília (DF), 70 para Rio Grande (RS), 80 para Belém (PA), 70 para Ladário (MS), 190 para Manaus (AM), 40 para Natal (RN) e 40 para Salvador (BA).

Os interessados devem ter nível fundamental completo, idade entre 18 e 21 anos em 1º de janeiro de 2014 e altura entre 1,54m e 2,00m.

Durante o curso de formação, os recrutas receberão R$ 590 por mês, como ajuda de custo. Já formados fuzileiros navais, os aprovados passarão a fazer jus a um salário mensal de R$ 1.250.

Membros de família de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) poderão solicitar a isenção do pagamento da taxa, entre 18 e 28 de março, no mesmo site das inscrições.

Seleção –
Próximas etapas: verificação de dados biográficos, verificação de documentos, inspeção de saúde, teste de suficiência física e exame psicológico.

O curso de formação terá duração de 17 semanas e será realizado, simultaneamente, no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), Rio de Janeiro (RJ), e no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB), em Brasília (DF).

Sobre Marinha - Marinha do Brasil

Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.

A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.