Concurso GM RJ (Guarda Municipal do Rio de Janeiro) está previsto para ocorrer este ano; oferta ainda será confirmada
Fernando Cezar Alves Publicado em 01/02/2023, às 11h27 - Atualizado às 13h16
Um novo concurso GM RJ (Guarda Municipal do Rio de Janeiro) está previsto para ocorrer nos próximos meses. Um passo importante neste sentido ocorreu nesta quarta-feira, 1 de fevereiro, com a publicação, no diário oficial, do documento que libera créditos suplementares para a realização do certame.
Por enquanto, ainda não há uma definição sobre o quantitativo de vagas que a GM RJ poderá oferecer no certame. Porém, a seleção já está prevista para ocorrer no plano plurianual 2022-2025. Desta forma, com a liberação dos recursos, a tendência é de que seja oficialmente autorizada nos próximos meses.
Para concorrer ao cargo é necessário possuir ensino médio, idade de 18 a 30 anos, altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres e carteira de habilitação nas categorias "A" ou "B". A remuneração inicial ainda será confirmada.
O último concurso GM RJ ocorreu em 2012, quando foram oferecidas 2 mil vagas para a carreira, para candidatos de ambos os sexos. A remuneração inicial, na época, foi de R$ 1.411,49, com jornada de trabalho de 44 horas semanais. A banca organizadora foi a própria prefeitura.
Além da remuneração básica, na ocasião, os servidores contaram com os seguintes benefícios:
Os atuais valores ainda deverão ser confirmados pela corporação.
A seleção foi composta de cinco etapas, da seguinte forma:
A prova objetiva contou com 60 questões, da seguinte forma:
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.