Guaraci/SP lança dois editais com 120 oportunidades

Com vagas para todos os níveis de escolaridade, as inscrições terminam no próximo dia 31 de maio

Vinicius Martins   Publicado em 26/05/2014, às 09h13

A Prefeitura de Guaraci, cidade localizada no interior de São Paulo, a cerca de 473 km da capital, lançou dois editais que buscam preencher 120 vagas efetivas. Do total, 5% serão destinadas aos portadores de necessidades especiais.
Os candidatos que finalizaram o ensino fundamental podem concorrer aos postos de aferidor de hidrômetro (2); ajudante de pedreiro (3); agente de vigilância epidemiológica (6); ajudante geral (3); atendente (5); auxiliar de serviços de campo (3); coletor de lixo (3); copeira (2); costureira (1); coveiro (1); digitador (2); eletricista (1); encanador (1); encarregado do setor de faturamento da saúde (1); encarregado do setor de regulação e agendamento de saúde (1); gari (5); monitor de artesanato (1); monitor de capoeira (1); monitor de violão (1); monitor social (4); operador do sistema de tratamento de água e esgoto (2); pedreiro (2); telefonista (2); vigia (4); zelador (4); e servente (6). Aqueles que possuem a Carteira Nacional de Habilitação na categoria "D", além do nível fundamental, podem competir pelos cargos de motorista (7) e operador de máquinas (1).
Os concorrentes de nível médio podem escolher entre as profissões de almoxarife (1); assistente do setor integrado de informática (2); auxiliar de almoxarifado (2); auxiliar de biblioteca (1); auxiliar de dentista (2); encarregado da junta de serviço militar (1); encarregado do controle de abastecimento e lubrificação (1); encarregado do serviço de lançadoria (1); encarregado do setor de administração de projetos sociais (1); encarregado dos serviços de vigilância epidemiológica (1); e fiscal de postura (1). Já os pretendentes com ensino médio/técnico podem almejar as vagas de técnico agrícola (2) e técnico em enfermagem (5).
Os candidatos com nível superior competem pelas carreiras de advogado do departamento de tratamento de água e esgoto (1); auxiliar administrativo (2); bibliotecário (1); biomédico (1); contador (1); contador do departamento de água e esgoto (1); coordenador do departamento de água e esgoto (1); encarregado da expedição de empenho (1); encarregado do setor de licitação (1); encarregado pelo CRAS (1); enfermeiro (5); psicólogo (1); farmacêutico (1); fonoaudiólogo (2); nutricionista (2); psicopedagoga (1); e secretário de gabinete (1).
Com jornadas de 20 horas e 40 horas, os rendimentos iniciais ficam entre R$ 776,93 e R$ 2.463,01. 
Os interessados podem se inscrever até o dia 31 de maio pelo site www.gerencialconcursos.com.br. As taxas custam R$ 25 (nível fundamental), R$ 30 (médio) e R$ 45 (superior).
Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas, que serão realizadas em locais e horários divulgados oportunamente no site da organizadora. Com duração de três horas, os exames terão questões sobre língua portuguesa, matemática, informática e conhecimentos específicos da área. Os concorrentes com ensino superior passarão, ainda, por uma avaliação de títulos. 

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.