Porto Ferreira SP abre concurso para guarda e bombeiro

Cargos em disputa no concurso da Prefeitura de Porto Ferreira 2019 exigem nível médio e CNH "AB". Inscrições vão até 21 de fevereiro

Samuel Peressin   Publicado em 21/01/2019, às 14h42

Começaram nesta segunda-feira (21) as inscrições do concurso da Prefeitura de Porto Ferreira, em São Paulo, para seis oportunidades de guarda civil e bombeiro municipal.

Cada cargo disponibiliza três vagas para preenchimento imediato. Ambas as carreiras oferecem remuneração inicial de R$ 1.246,05 e contam com jornada semanal de 40 horas. 

Os requisitos para participação incluem: ensino médio completo, idade a partir de 18 anos, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria "AB" e altura mínima de 1,55m para mulheres e 1,60m para homens. 

Será possível se inscrever até 21 de fevereiro, pagando taxa de R$ 48. O cadastro deve ser realizado pelo site do Instituto Mais (www.institutomais.org.br), banca que organiza a seleção.

Fases

Agendada para 7 de abril, a prova objetiva trará 40 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, matemática, atualidades, noções de informática e conhecimentos específicos. 

As demais etapas do processo seletivo incluem teste de aptidão física; avaliação psicológica; investigação de conduta e vida pregressa; exames médico e odontológico; e curso de formação. 

O concurso da Prefeitura de Porto Ferreira terá validade de dois anos. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério do governo municipal, conforme estabelecem os editais

Atribuições dos cargos

Bombeiro municipal - I – Executar serviço de atendimento de rádio de comunicação, quando escalado no Centro de Controle Operacional. II – Atender as ocorrências e executar serviços de Bombeiro Municipal conforme disposto neste Estatuto. III – Controlar estoques de materiais, mercadorias e equipamentos da Seção de Bombeiro Municipal. IV – Controlar, responder e zelar pela frota da Seção de Bombeiro Municipal e a escala de serviços sob a fiscalização do Chefe de Seção. V – Controlar, responder e zelar pela sede da Seção de Bombeiro Municipal, conforme disposição do Estatuto.

Guarda civil - I – Comparecer aos cursos, aulas e atividades de treinamento com pontualidade. II – Submeter-se às provas e testes definidos pelo órgão. III – Realizar tarefas simples e seguras coadjuvantes aos trabalhos de Guardas Civis Municipais. OBS: O Guarda Civil Municipal Aspirante estará submetido as demais atribuições em decorrência de futuras promoções nos termos da Lei Complementar 179/2017.

O que estudar para a prova (conteúdo parcial)

Língua portuguesa - Interpretação de Texto. Significação das palavras: sinônimos, antônimos, sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia Oficial. Pontuação. Acentuação. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Colocação pronominal.

Matemática - Resolução de situações-problema. Números Inteiros: Operações, Propriedades, Múltiplos e Divisores; Números Racionais: Operações e Propriedades. Números e Grandezas Diretamente e Inversamente Proporcionais: Razões e Proporções, Divisão Proporcional, Regra de Três Simples e Composta. Porcentagem. Juros Simples. Sistema de Medidas Legais. Conceitos básicos de geometria: cálculo de área e cálculo de volume.

Atualidades - Fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, divulgados na mídia local e/ou nacional, veiculados nos últimos seis meses anteriores à data da prova.

Informática - Noções básicas de armazenamento de dados: arquivos, pastas, programas; MS Office: Word, Excel, PowerPoint e Outlook (Versão 2007 e/ou versão atualizada); conceitos básicos e características do sistema operacional Windows; conceitos e modos de utilização de ferramentas Internet Explorer; conceitos básicos de segurança da Informação com foco no comportamento do usuário.
 

Sobre Prefeitura de Porto Ferreira

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.