Concurso Guarda Municipal de Joinville SC registra mais de 5 mil candidatos

Edital do concurso Guarda Municipal Joinville trouxe cinco vagas e cadastro reserva de pessoal para a carreira que exige nível médio

Redação | redacao@jcconcursos.com.br   Publicado em 28/11/2019, às 13h35 - Atualizado às 14h43

Divulgação

O concurso Guarda Municipal de de Joinville, no Estado de Santa Catarina (SC), conta com mais de 5 mil candidatos disputando as cinco imediatas e o cadastro reserva de pessoal, o que totaliza uma média de 1.000 concorrentes para cada oportunidade.

Para pleitear uma chances, os interessados precisam atender aos requisitos: possuir ensino médio, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria "B" e idade mínima de 18 anos.

O cargo de guarda municipal conta com remuneração inicial de R$ 3.255,59. O regime de trabalho é de 220 horas mensais, cumpridas em escalas definidas pelo comando da corporação.

Provas do concurso Guarda Municipal de Joinville

Marcada para 15 de dezembro, a prova objetiva cobrará a resolução de 35 questões sobre língua portuguesa, matemática, atualidades, história e geografia de Joinville e conhecimentos específicos. As demais etapas incluem:

A seleção terá validade de dois anos, a contar da homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Secretaria Municipal de Proteção Civil e Segurança Pública.

+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso Guarda Municipal de Joinville

Dicas de estudo para o concurso Guarda Municipal de Joinville

concursos concursos publicos concursos sc (santa catarina)

Leia também

Concurso Coren SC encerra hoje inscrições para seis vagas
Concurso Deap SC para 600 vagas: divulgados locais de prova
Concurso IMA SC encerra hoje inscrições para 30 vagas
Concurso TJ SC: edital deve sair no início de 2020
Concurso PM SC: saiu resultado da avaliação física para soldado

Sobre Prefeitura Joinville

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.