Limeira/SP abre concurso para guarda civil

Carreira apresenta vencimentos iniciais de R$ 1,9 mil e exige ensino médio e idade mínima de 25 anos. Presenciais e on-line, inscrições para o concurso da Prefeitura de Limeira vão até 22 de junho

Samuel Peressin   Publicado em 05/06/2017, às 09h46

Foram abertas nesta segunda-feira (5) as inscrições para o concurso público da Prefeitura de Limeira, em São Paulo, para o preenchimento de 35 vagas na função de guarda civil municipal.

Destinada a profissionais de ambos os sexos, a carreira conta com vencimentos iniciais de R$ 1.961,96, para uma jornada semanal de 40 horas.

Os requisitos para participação no concurso da Prefeitura de Limeira incluem: ensino médio completo, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias "AB", idade mínima de 25 anos na data da posse e altura a partir de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens.

Como se inscrever no concurso da Prefeitura de Limeira


Será possível se inscrever no concurso para guarda civil da Prefeitura de Limeira até 22 de junho. A taxa foi fixada em R$ 39.

A ficha para cadastro está disponível no site do Instituto Mais (www.imais.org.br), empresa avaliadora responsável pela organização do processo seletivo.

Quem preferir pode registrar a candidatura presencialmente. O atendimento ocorre na Secretaria Municipal de Educação (rua João Kühl Filho, s/nº, Vila São João), em dias úteis, das 9h às 16h.

Concurso Prefeitura Limeira: avaliação e vigência


A seleção dos inscritos no concurso da Prefeitura de Limeira para guarda civil envolverá, ao todo, cinco etapas. Na primeira, em 23 de julho, os concorrentes farão prova objetiva com 40 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, matemática, informática, conhecimentos gerais/atualidades e conhecimentos específicos.  

Nas demais fases, os convocados passarão por exame antropométrico/teste físico, avaliação médica, avaliação psicológica e pesquisa social, em datas a serem definidas.

Os aprovados em todas as etapas realizarão curso de formação teórica e prática com carga horária mínima de 680 horas. Os novos guardas civis somente iniciarão as atividades após a conclusão e aprovação no treinamento.

O concurso da Prefeitura de Limeira terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital, disponível para consulta entre os anexos da notícia.

Atribuições do guarda civil municipal no concurso da Prefeitura de Limeira


Executar as atividades administrativas e operacionais da corporação, conforme a disposição dos cargos; Proteger os bens, serviços e instalações, exercendo as atividades necessárias para a execução desta tarefa; Auxiliar nas atividades de agente de defesa civil e no caso de calamidades públicas, de acordo com o treinamento recebido e as funções específicas contidas em plano de ação da Defesa Civil Municipais; Realizar ações de polícia administrativa quando lhe forem delegadas; Colaborar com as autoridades no policiamento preventivo e comunitário, a pé ou motorizado; Colaborar com os demais órgãos públicos nas suas atividades e demais atividades afins no limite e nas condições das legislações vigentes; Deter e conduzir a presença da autoridade policial que ou quem for encontrado em situação de flagrante ou delito; Proteger o patrimônio ambiental da cidade conforme legislação vigente; Inteirar-se das normas e publicações específicas referentes ao desempenho da função; Comparecer e frequentar os cursos para os quais for convocado; Executar as ordens legais vindas de seus superiores; Prestar auxílio à população; Redigir, registrar, escriturar, avaliar e encaminhar toda a documentação correlata com sua função, principalmente os relatórios de ocorrências, os de atendimentos e os livros de passagem de serviço; Conduzir os veículos da corporação, após aprovação em processo de avaliação, possuir curso de direção defensiva de veículo em situação de emergência; Realizar outras atribuições inerentes a sua função, designadas pelo Comandante da Corporação, dentro da legalidade.

Sobre Prefeitura de Limeira

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.