Concurso Guarda Teresina PI (Prefeitura de Teresina) deve ocorrer em breve, com exigência de ensino médio para ingresso
Fernando Cezar Alves Publicado em 30/04/2024, às 08h56
O concurso Guarda Teresina PI (Prefeitura de Teresina) já conta com comissão organizadora formada. Os nomes dos membros do grupo foram divulgados no diário oficial do município da última segunda-feira, 29 de abril. A seleção é aguardada desde março de 2023, quando anunciada pelo comandante da instituição, André Viana.
Uma vez formada a comissão, os próximos passos são elaborar o edital e dar início ao processo de escolha da banca organizadora. Somente após estes procedimentos e a assinatura do respectivo contrato poderá ser confirmada a data precisa de publicação do edital de abertura de inscrições.
A expectativa é de que a prefeitura ofereça 70 vagas para guardas. Para concorrer ao cargo é necessário possuir ensino médio, além de carteira de habilitação na categoria "A/B'. A remuneração inicial da carreira ainda deve ser confirmada. Na última seleção, realizada em 2018, o inicial foi de R$ 1.133.
DECRETO Nº 26.175, DE 26 DE ABRIL DE 2024.
Institui a Comissão Organizadora do Concurso Público da Guarda Civil Municipal (GCM)
de Teresina e dá outras providências.
O PREFEITO MUNICIPAL DE TERESINA, Estado do Piauí, no uso das atribuições legais que lhe confere o inciso XXV, do art. 71, da Lei Orgânica do Município de Teresina, em atenção à Lei Complementar nº 2.959, de 26.12.2000 (Lei de Organização Administrativa do Poder Executivo Municipal), com alterações posteriores, e com base, em especial, no Processo Administrativo SEI nº 00048.000631/2024-03,
DECRETA:
Art. 1º Fica instituída a Comissão Organizadora do Concurso Público da Guarda Civil Municipal (GCM) de Teresina – para provimento de cargos efetivos criados pela Lei Complementar nº 3.834, de 23.12.2008 (Guarda Civil Municipal de Teresina), com alterações posteriores –, composta pelos seguintes membros:
ARI RICARDO DA ROCHA GOMES FERREIRA 47165 PRESIDENTE PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO
MARINA MOURA DE SOUSA 81323 MEMBRO GUARDA CIVIL MUNICIPAL ( SEMGOV )
LUIS EDUARDO BEZERRA CHAVES 108766 MEMBRO SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO - SEMGOV
NADYA THAIS QUARESMA SOUSA 103728 MEMBRO SECRETARIA MUNICIPAL
DE GOVERNO - SEMGOV
DENISE FIALHO DE OLIVEIRA SAMPAIO 83245 MEMBRO SECRETARIA MUNICIPAL
DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS - SEMA
§ 1º A Comissão Organizadora terá como Presidente, Ari Ricardo da Rocha Gomes Ferreira, podendo ser substituído, nos casos de impedimento e vacância, por outro membro da Comissão.
§ 2º A participação na referida Comissão Organizadora será considerada serviço público relevante, não ensejando qualquer remuneração.
Art. 2º Cabe à Comissão Organizadora – preenchidas e cumpridas todas as formalidades legais –, a adoção, no âmbito administrativo, de medidas e procedimentos que possibilitem, de maneira objetiva, a realização de concurso público para o provimento de cargos efetivos de Guarda Civil Municipal (GCM) de Teresina, nos termos deste Decreto.
Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 4º Revogam-se as disposições em contrário.
Gabinete do Prefeito Municipal de Teresina (PI), em 26 de abril de 2024.
JOSÉ PESSOA LEAL
Prefeito de Teresina
O último concurso Guarda Teresina PI, realizado em 2018, contou com uma oferta de 75 vagas, além de formar cadastro reserva de pessoal. Do total de oportunidades, 57 foram para homens e 14 para mulheres. A banca organizadora, na ocasião, foi o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe).
A seleção contou com seis etapas:
A parte objetiva contou com temas sobre as seguintes disciplinas:
concursos concursos pi (piauí) concursos 2024 provas anteriores
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.