Concurso Guarda Teresina PI (Prefeitura de Teresina) deve ocorrer em breve, com exigência de ensino médio para ingresso
Fernando Cezar Alves Publicado em 27/08/2022, às 10h03 - Atualizado em 29/08/2022, às 14h03
Um novo concurso Guarda Teresina PI (Prefeitura de Teresina) deve ser realizado em breve. A seleção foi anunciada na última quinta-feira, 25 de agosto, pelo prefeito Dr Pessoa, durante evento de inauguração da nova sede da guarda. A expectativa é de que sejam oferecidas 140 vagas para a carreira, que conta com exigência de ensino médio para ingresso. No último concurso, realizado em 2018, a remuneração inicial foi de R$ 1.133. Para o novo certame, o valor ainda deve ser confirmado.
De acordo com o prefeito, o edital do concurso Guarda Teresina PI está previsto para ser divulgado no decorrer de 2023."Para este ano não dará, mas para o ano que vem dará, pois eles (a Guarda Municipal) merecem o aumento no efetivo, pela eficiência com que estão tratando o povo de Teresina e, consequentemente, a sensibilidade do prefeito que vai aumentar a tropa", disse.
Segundo o comandante da guarda, André Viana, atualmente o efetivo é de aproximadamente 360 guardas, enquanto o quadro da carreira conta com 500 oportunidades previstas. "Estamos aguardando a autorização do prefeito. Acredito que será possível, no ano que vem, a divulgação do edital do novo concurso", disse.
O último concurso Guarda Teresina PI, realizado em 2018, contou com uma oferta de 75 vagas, além de formar cadastro reserva de pessoal. Do total de oportunidades, 57 foram para homens e 14 para mulheres. A banca organizadora, na ocasião, foi o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe).
A seleção contou com seis etapas:
A parte objetiva contou com temas sobre as seguintes disciplinas:
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.