Guarulhos/SP inscreve para agente comunitário de saúde

No total, são oferecidas 23 vagas efetivas. Ter ensino fundamental completo e morar na região de lotação são os requisitos

Vinicius Martins   Publicado em 16/05/2014, às 13h45

A Prefeitura de Guarulhos, cidade localizada na região metropolitana de São Paulo, a cerca de 21 km da capital, abre 23 vagas para a função de agente comunitário de saúde. 
As oportunidades são para trabalhar nas Unidades Básicas de Saúde (USB) de São Rafael (3), Rosa de França (4), Haroldo Veloso/ESF II (3), Flor da Montanha (1), Vila Barros (3), Vila Fátima (3), Cidade Martins (3) e Marcos Freire (3).
Ter concluído o ensino fundamental e residir na área onde pretende-se atuar são os requisitos para concorrer ao cargo. Com jornadas de 40 horas semanais, o salário inicial é de R$ 1.034,70. Além disso, os novos funcionários receberão vale-transporte e vale-alimentação.  
Inscrições – Os interessados devem confirmar participação até o dia 27 de maio pelo site www.ibamsp-concursos.org.br. Quem não tem acesso à internet pode se cadastrar na UBS detentora da vaga pretendida. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h e os endereços constam no edital que pode ser consultado no site do JC&E (www.jcconcursos.com.br). A taxa custa R$ 32.
Processo seletivo – Os candidatos serão avaliados em duas etapas. A primeira consistirá em provas objetivas, marcadas para o dia 8 de junho. Nelas, os participantes responderão questões sobre língua portuguesa, matemática e conhecimentos específicos. Já na segunda fase haverá testes de aptidão física, onde serão avaliados resistência geral e agilidade.
Atribuições – Visitar domicílios periodicamente para monitoramento de situações de risco à família; assistir pacientes, dispensando-lhes cuidados simples de saúde, sob orientação e supervisão de profissionais da saúde; rastrear focos de doenças específicas; promover educação sanitária e ambiental; participar de campanhas preventivas; incentivar atividades comunitárias de promoção à saúde; e cadastrar todas as pessoas de sua área e manter os cadastros atualizados para fins de controle e planejamento das ações de saúde, de nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e sob supervisão do gestor municipal.
APOSTILAS ESPECÍFICAS PREFEITURA DE GUARULHOS - CLIQUE AQUI

Sobre Prefeitura de Guarulhos

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.