Concurso IAT PR (Instituto Água e Terra do Paraná) deve ser realizado com o objetivo de zerar desmatamento ilegal na região
Fernando Cezar Alves Publicado em 06/02/2023, às 08h19 - Atualizado às 13h11
Um novo concurso IAT PR (Instituto Água e Terra do Paraná) deve ser realizado ainda este ano. A seleção foi anunciada pelo secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável (Sedest), Valdemar Bernardo Jorge. De acordo com ele, o objetivo é combater o desmatamento ilegal na região, no decorrer dos próximos anos.
De acordo com ele, a intenção do IAT PR é acabar com a prática no decorrer dos próximos quatro anos. Para isto, considera indispensável a contratação de novos servidores. "Esse é o objetivo. Desmatamento ilegal zero. A cada ano vai ter uma redução. Isso vai ser de forma gradativa. Não conseguiremos estancar isso de um momento para o outro", disse.
Cargos e vagas para a nova seleção ainda serão confirmados, o que deve ter alguma definição no decorrer dos próximos meses.
O último concurso IAT PR é recente e ocorreu em 2020, quando foram oferecidas 130 vagas, para atuação em diversos municípios, com opções de níveis médio e superior. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Fafipa.
No caso de ensino médio, com formação técnica, foram oferecidas 17 vagas para o cargo de técnico de manejo e meio ambiente.
Para nível superior, a distribuição das oportunidades foi a seguinte:
A lotação das oportunidades foi nos seguintes municípios:
Os órgãos ambientais do Estado do Paraná (ITCG - Instituto de Terras, Cartografia e Geologia, Águas Paraná e IAP - Instituto Ambiental do Paraná) estão agora reunidos no novo IAT (Instituto Água e Terra).
O IAT tem como objetivo conceder e monitorar o Licenciamento Ambiental, Autorização Ambiental e Outorga de Recursos Hídricos de empreendimentos e atividades utilizadores de recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.