Concurso IBGE: inscrições prorrogadas para 15.075 vagas de recenseador

O novo concurso IBGE, lançado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, traz vagas em 20 estados. Saiba como se inscrever e funções do cargo de recenseador

MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR   Publicado em 29/07/2022, às 18h17

Divulgação

Foram prorrogadas as inscrições para o novo concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), desta vez destinado a preencher 15.075 vagas de recenseador em 20 estados. O edital de abertura do certame complementar, que visa ocupar postos ainda não preenchidos, foi publicado ontem (28) e hoje o instituto decidiu estender o período de candidatura.

Sendo assim, os interessados ganharam mais alguns dias para garantiar a participação no processo seletivo. Para concorrer é preciso ter ensino fundamental, estar disposto a caminhar para visitar os lares e aplicar o questionário aos entrevistados, além de ter facilidade para se comunicar, pois o trabalho envolve preponderantemente conversar com as pessoas. A coleta de informações deverá ser realizada presencialmente ou por telefone. 

A jornada de trabalho recomendável para a função de recenseador é de, no mínimo, 25 horas por semana. Os aprovados vão receber remuneração de acordo com a produtividade (simule a estimativa de salário aqui) e serão lotados em 20 estados. São eles:

Em resumo, o recenseador é o responsável por coletar dados e informações sobre os cidadãos que moram no Brasil. A previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico 2022 e na disponibilidade de recursos orçamentários.

Inscrição e etapas do concurso IBGE

As inscrições para o processo seletivo complementar já estão abertas e, com a prorrogação, serão recebidas até o dia 3 de agosto de 2022. A candidatura deve ser feita, exclusivamente de forma online, no site do IBGE (clique aqui). Depois, é preciso comparecer a um dos postos de atendimento, munidos da ficha devidamente preenchida. Não há cobrança de taxa. 

Os candidatos serão selecionados por meio de análise de títulos, que levará em conta o nível de formação do inscrito para pontuação, limitada a até 10 pontos. Confira abaixo quais serão os critérios e pontos atribuídos:

Na sequência, quem obtiver as melhores pontuações será convocado para realizar o treinamento. Apenas quem concluir o o curso de capacitação e for aprovado no teste final será contratado. 

Saiba mais sobre o Censo Demográfico

O Censo 2022 começa no dia 1º de agosto. Os recenseadores contratados vão visitar mais de 70 milhões de residência espalhadas pelos 5.570 municípios brasileiros até 31 de outubro de 2022, portanto a pesquisa terá duração de pelo menos três meses.

O Censo foi realizado pela primeira vez em 1872 e tem o objetivo de retratar detalhes minuciosos sobre as condições de vida da população em todo o território nacional, servindo de base para diversas políticas públicas.

Atribuições do recenseador

Entre as competências do profissional está:

+++O JC Concursos disponibiliza mais informações na página do concurso IBGE.

concursos publicos concursos abertos concursos 2023 concursos federais

Sobre IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se constitui no principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.A instituição oferece uma visão completa e atual do país, por meio do desempenho de suas principais funções: produção e análise de informações estatísticas; coordenação e consolidação das informações estatísticas; produção e análise de informações geográficas; coordenação e consolidação das informações geográficas; estruturação e implantação de um sistema da informações ambientais; documentação e disseminação de informações; e coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais