Concurso IBGE: “O adiamento do Censo é uma questão política”, afirma Guedes

As provas do concurso IBGE para preencher mais de 204 mil, para realizar o Censo Demográfico, estão suspensas desde o dia de abril

Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br   Publicado em 04/05/2021, às 14h51

Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o seu Ministério não tem nada haver com o adiamento do Censo Demográfico para 2022. Ele ainda apontou que a mudança de data no Censo “é uma questão política” e não orçamentária. A declaração foi feita na Audiência Pública na Câmara dos Deputados. Com isso, o concurso IBGE com mais de 204 mil vagas deve ser realmente adiada para 2022.

Guedes justifica que o adiamento do Censo Demográfico 2021 foi realizado devido a um consenso entre o governo federal e o legislativo. “No Congresso, acharam que o Censo não era a coisa mais importante do momento, e ao mesmo tempo tem a necessidade do distanciamento social [provocada pela pandemia de Coronavírus]” explica.

O ministro complementa o argumento de que o Censo poderia provocar uma nova onda de contaminações de covid-19, uma vez que os pesquisadores visitariam o domicílio das pessoas e se tornariam vetores de transmissão. “Faz o Censo e coloca em risco os pesquisadores e as famílias, que estão abrindo as portas das suas casas ou faz o distanciamento social e adia o Censo para o ano que vem”, afirma Guedes. 

Ao finalizar a sua declaração sobre o adiamento do Censo, Paulo Guedes afirmou que o processo foi político e não apenas orçamentário porque a pandemia ainda continua com números altos e as vacinas não foram aplicadas em uma parcela considerável da população. 

“O adiamento do Censo é uma questão política, não tem nada haver com o Ministério da Economia. É uma posição política”, conclui.

Provas do concurso IBGE suspensas

As provas do concurso do IBGE, que ocorreriam em 18 e 25 de abril, foram temporariamente suspensas. No total, a seleção oferece 204.307 vagas.

A decisão foi tomada em função do corte orçamentário que reduziu de R$ 2 bilhões para R$ 71 milhões a verba destinada à realização do Censo Demográfico.

Em nota, o instituto informou que avaliará novo planejamento para aplicação das provas, "a depender de um posicionamento do Ministério da Economia acerca do orçamento do Censo Demográfico".

STF determina Censo Demográfico ainda em 2021

O ministro Marco Aurélio do STF (Supremo Tribunal Federal) determinou que o governo federal deve realizar o Censo Demográfico ainda em 2021. O magistrado atendeu ao pedido do governo do estado do Maranhão.

Marco Aurélio explica que a União e o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), “ao deixarem de realizar o estudo no corrente ano, em razão de cortes de verbas, descumpririam o dever específico de organizar e manter os serviços essenciais de estatística e geografia de alcance nacional”.

Concurso IBGE: ofertas dos editais

Com inscrições recebidas entre fevereiro e março, o processo seletivo oferece 204.307 vagas. Estão em disputa 181.898 postos para recenseador, 16.959 para agente censitário supervisor e 5.450 para agente censitário municipal.

Recentemente, o instituto anunciou a suspensão temporária das provas, cuja aplicação estava agendada para 18 e 25 de abril. A decisão foi tomada em função do corte orçamentário que reduziu a verba destinada à realização do Censo.

O certame é organizado pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos). Em caso de dúvidas, os candidatos podem obter mais informações com a banca por dois canais de comunicação:

concursos concursos publicos concursos federais

Leia também

Concurso IBGE: Provas para 6,5 mil vagas são adiadas em uma semana
Concurso IBGE cancelado? Entenda a suspensão das provas para recenseador
Concurso IBGE: provas para 204 mil vagas são suspensas; entenda
Concurso IBGE encerra hoje inscrições para 325 vagas; saiba detalhes
Concurso IBGE: edital para 312 vagas atrasa e fica sem nova previsão

Sobre IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se constitui no principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.A instituição oferece uma visão completa e atual do país, por meio do desempenho de suas principais funções: produção e análise de informações estatísticas; coordenação e consolidação das informações estatísticas; produção e análise de informações geográficas; coordenação e consolidação das informações geográficas; estruturação e implantação de um sistema da informações ambientais; documentação e disseminação de informações; e coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais