Concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ) será para 8.141 vagas, por meio de processo seletivo para temporários
Fernando Cezar Alves Publicado em 10/06/2023, às 08h40 - Atualizado às 14h30
O primeiro edital do novo concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), para o preenchimento de 148 vagas de agente censitário de mapeamento, em caráter temporário, deve ser divulgado já no decorrer dos próximos dias. A confirmação foi feita pela banca organizadora, que será o Instituto Selecon. A empresa foi anunciada no último dia 31 de maio e a assinatura do contrato deve ocorrer a qualquer momento.
No concurso IBGE, para concorrer ao cargo de agente censitário de mapeamento é necessário possuir apenas ensino médio, com remuneração inicial de R$ 1.487,50.
Além da remuneração, os aprovados contarão com os seguintes benefícios:
A duração dos contratos será de um ano, com possibilidade de prorrogação, de acordo com as necessidades do trabalho.
A seleção para 148 vagas de agente censitário de mapeamento faz parte de um conjunto de nada menos de 8.141 vagas que serão oferecidas pelo IBGE, em diversos cargos de níveis médio e superior, para contratações temporárias. Para os demais cargos, as bancas organizadoras ainda devem ser anunciadas.
Do total, 8.092 são para cargos com exigência de ensino médio e 49 para nível superior, com remunerações de até R$ 5.100. As contratações serão para atividades relacionadas à coleta de pesquisas para a conclusão do Censo Demográfico 2022.
No caso de ensino médio, a distribuição de vagas por cargos é a seguinte, com as respectivas remunerações:
No caso de nível superior, as oportunidades serão para o seguinte cargo:
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se constitui no principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.A instituição oferece uma visão completa e atual do país, por meio do desempenho de suas principais funções: produção e análise de informações estatísticas; coordenação e consolidação das informações estatísticas; produção e análise de informações geográficas; coordenação e consolidação das informações geográficas; estruturação e implantação de um sistema da informações ambientais; documentação e disseminação de informações; e coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais