Concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) oferece 206.891 vagas temporárias para o Censo Demográfico
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br Publicado em 24/01/2022, às 20h44
O novo concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para o preenchimento de 206.891 vagas temporárias para o Censo Demográfico já desponta como um dos mais procurados de todos os tempos. Com o término do prazo de inscrições na última sexta-feira, 21 de janeiro, o órgão já confirmou um parcial de 1,1 milhão de inscritos na seleção. Porém, o número final ainda deverá ser oficializado, uma vez que os participantes ainda deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição até 16 de fevereiro. Somente após este prazo poderá ser fechado o quantitativo definitivo.
De acordo com o primeiro levantamento divulgado pelo órgão, já foram registrados exatamente 1.101.911 inscritos, sendo 513.459 para o cargo de agente, com exigência de ensino médio, e 588.452 para recenseador, com necessidade de ensino fundamental.
O pagamento da taxa pode ser feito no site da banca organizadora, a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Os valores são de R$ 60,50 para agente e R$ 57,50 para recenseador.
O concurso já desponta como o maior concurso deste início de ano e um dos maiores de todos os tempos, perdendo apenas para duas seleções realizadas por instituições bancárias:
Ao todo estão sendo oferecidas 286.891 vagas, distribuídas da seguinte forma:
A aplicação das provas do concurso IBGE está marcada para ocorrer no dia 10 de abril, no período da manhã para recenseadores e no período da tarde para agentes.
No caso de recenseador, a aplicação ocorrerá às 9 horas, enquanto para agentes, a partir das 14h30. A duração será de três horas para recenseador e 3h30 para agentes.
Para recenseador, a prova contará com 50 questões, distribuídas da seguinte forma:
Para agentes serão 60, da seguinte forma:
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se constitui no principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.A instituição oferece uma visão completa e atual do país, por meio do desempenho de suas principais funções: produção e análise de informações estatísticas; coordenação e consolidação das informações estatísticas; produção e análise de informações geográficas; coordenação e consolidação das informações geográficas; estruturação e implantação de um sistema da informações ambientais; documentação e disseminação de informações; e coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais