Concurso do IBGE: saiba tudo sobre vagas, inscrições, avaliação e mais

Com oportunidades espalhadas por seis estados, concurso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) oferece postos de nível médio para agente de pesquisas e mapeamento

Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br   Publicado em 07/03/2022, às 12h07 - Atualizado às 12h14

Agência IBGE

Um novo concurso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) teve o seu edital publicado nesta segunda-feira (7). A seleção, que já está com inscrições abertas, oferece 48 vagas temporárias para agente de pesquisas e mapeamento.

O processo seletivo reúne postos em Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As oportunidades são para trabalhar em pesquisas do órgão, mas não possuem relação com o Censo Demográfico 2022.

Voltada a profissionais com ensino médio completo, a carreira de agente de pesquisas e mapeamento oferece vencimentos de R$ 1.387,50, além de auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio pré-escolar, férias e 13º salário.

+ Baixe o edital do processo seletivo

LEIA TAMBÉM:

Confira as cidades com vagas no concurso do IBGE

Como se inscrever

Gratuitas, as inscrições para o concurso IBGE serão recebidas somente até esta sexta-feira (11). O formulário para cadastro (disponível para download neste link) deve ser preenchido e encaminhado para um dos e-mails abaixo (conforme a localidade de interesse):

Haverá também atendimento presencial em todos os municípios com oferta de vagas. Confira os endereços no quadro abaixo:

Concurso do IBGE: como será a avaliação?

A seleção dos candidatos ocorrerá por meio de análise de títulos, com base nas informações e documentos apresentados no registro da inscrição. Os critérios de pontuação são os seguintes:

A divulgação do resultado final está prevista para 25 de março. Os profissionais contratados terão vínculo válido por um ano, com possibilidade de prorrogação, a critério do órgão.

Quase 210 mil vagas para o Censo

O concurso do IBGE para realização do Censo Demográfico 2022 preencherá, ao todo, 209.024 vagas distribuídas entre diversos editais. Três bancas estão envolvidas na seleção, que já encerrou inscrições. São elas:

Os editais sob responsabilidade da FGV têm chances para recenseador (183.100 vagas), agente censitário supervisor (18.420) e agente censitário municipal (5.500).

Já o Idecan conduz o processo seletivo para funções de agente censitário de pesquisas por telefone (180) e supervisor censitário de pesquisas e codificação (12).

O IBFC, por sua vez, organiza a seleção para funções de agente censitário de administração e informática (1.781) e coordenador censitário de área (31).

+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições e cronograma, na página do concurso do IBGE

concursos concursos autorizados concursos 2024 provas anteriores

Leia também

Concurso IBGE: iniciadas inscrições para agente de pesquisa e mapeamento; saiba tudo
Concurso Mapa: órgão pode contar com novo edital para 350 auditores efetivos
Concurso Receita Federal: autorização prevista para ser divulgada ainda este mês
Concurso INSS: edital previsto para sair até o segundo semestre
Concurso Ministério das Comunicações: publicado edital para 217 vagas; inscrições já estão abertas

Sobre IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se constitui no principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.A instituição oferece uma visão completa e atual do país, por meio do desempenho de suas principais funções: produção e análise de informações estatísticas; coordenação e consolidação das informações estatísticas; produção e análise de informações geográficas; coordenação e consolidação das informações geográficas; estruturação e implantação de um sistema da informações ambientais; documentação e disseminação de informações; e coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais