Inscrições no concurso do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) serão aceitas até o dia 11 de novembro
O
concurso do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (
IEMA) receberá
inscrições somente até o dia 11 de novembro. Oferta é de 219 vagas temporárias para a carreira de
professor da base técnica das unidades plenas de São Luís, Pindaré-Mirim e Bacabeira. Desse total, 39 contratações são imediatas e 180 são para cadastro reserva (CR).
Para ingressar na carreira é necessário possuir o
nível superior. O salário inicial oscila entre R$ 2.000 e R$ 5.000, conforme a jornada de trabalho (20h ou 40h semanais) e o título.
Processo seletivo do IEMA
Quem pretende participar do
concurso deve preencher a ficha de cadastro, disponível nos endereços eletrônicos
www.fsadu.org.br ou
www.sousandrade.org.br, até 11 de novembro. O valor da taxa de
inscrição é de R$ 40.
O
concurso do
IEMA será constituído de duas etapas: prova objetiva e avaliação de títulos. Com três horas de duração, o exame objetivo será aplicado nas cidades de Pindaré-Mirim e São Luís no dia 27 de novembro.
Atribuições do cargo do IEMA
Professores - materializar o processo educativo alicerçado na arte de influenciar e ser influenciado, estabelecendo vínculos de consideração, afeto e reciprocidade com os estudantes; contribuir para a construção da identidade do estudante como ponto de partida para elaboração do seu projeto de vida; fomentar nos estudantes a responsabilidade pessoal para que desenvolvam suas potencialidades, tomando a decisão de serem os principais condutores do seu projeto de vida; integrar-se aos estudantes com objetivo de gerar conhecimentos, articulando a mudança de atitudes a uma prática educativa transformadora; construir processos de aprendizagem significativa, conectando a experiência dos estudantes, com questões que possam gerar novos conceitos e significados para atuação no mundo do trabalho; planejar situações de ensino e aprendizagem que tenham como princípios: os quatro pilares da educação, pedagogia da presença, educação interdimensional e protagonismo juvenil; planejar, executar, avaliar, ajustar e registrar os objetivos, as atividades do processo educativo e seus resultados, numa perspectiva integradora, dimensionando-os no planejamento; cumprir com assiduidade e pontualidade os dias letivos e a carga horária de efetivo trabalho escolar, participando integralmente, na escola, dos períodos dedicados ao planejamento, avaliação e desenvolvimento profissional; estabelecer diálogo constante com os responsáveis dos estudantes, esclarecendo-os sobre o processo de ensino e aprendizagem, sobre o desenvolvimento dos educandos e das propostas de soluções adotadas, esclarecendo os objetivos propostos no cotidiano e colhendo contribuições; participar das reuniões de avaliação do aproveitamento escolar, quando convocado apresentando os registros referentes às ações pedagógicas e a vida escolar dos estudantes; diagnosticar dificuldades de aprendizagem e realizar intervenções para a melhoria do rendimento escolar dos estudantes; ministrar estudos de recuperação paralela aos estudantes com baixo rendimento escolar; manter nas dependências da escola e em local de fácil acesso os registros atualizados de frequência e acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos; planejar e executar o trabalho docente participando da elaboração do plano e programa de ação; prestar aconselhamento aos estudantes em áreas específicas; proceder à avaliação do rendimento escolar dos estudantes de acordo com a proposta pedagógica da unidade plena em tempo integral do IEMA; acompanhar os estudantes em atividades cívicas e em eventos acadêmicos e científicos internos e externos ao espaço escolar; entre outras.